Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
PARANÁ

Alex Canziani toma posse como secretário estadual de Inovação

Nomeação foi publicada no decreto 5.955/24, editado pelo governo estadual, na quarta-feira

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Alex Canziani toma posse como secretário estadual de Inovação
Autor Foto por reprodução - Nomeação foi publicada no decreto 5.955/24

Alex Canziani toma posse na segunda-feira (3/6) como secretário estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI). A nomeação foi publicada no decreto 5.955/24, editado pelo governo estadual, na quarta-feira (dia 29/5). A cerimônia está marcada para às 11 horas na Celepar, em Curitiba, local onde também é a sede da pasta. Canziani, que deixou a presidência do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), assume a secretaria no lugar do deputado estadual Marcelo Rangel (PSD), que é pré-candidato a prefeito em Ponta Grossa.

“É uma honra atender o convite do governador Ratinho Júnior, de poder servir ao Paraná e ao seu governo. Estou muito animado com as perspectivas que nós temos e poder usar tudo aquilo que a gente construiu ao longo dos anos em termos de relacionamento e conhecimento para buscar oportunidades em uma área que considero fundamental para o fortalecimento da economia do Estado, que é a inovação, a modernização e a transformação digital do governo”, afirma Alex Canziani. Ele acrescenta que é uma pauta fundamental para melhorar o serviço público e, dessa forma, atender melhor os cidadãos.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

- LEIA MAIS: Apucarana terá o primeiro Centro de Inovação Têxtil do estado

“A pasta já tem uma série de programas e ações importantes, desenvolvidas pelo secretário Marcelo Rangel, e pretendemos continuar atuando nesse sentido e poder trazer mais inovações com uma equipe altamente competente”, enfatiza o futuro secretário. Londrinense, Canziani é bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Londrina e especialista em Gestão de Pessoas pela UniFil. Com extensa experiência na administração pública e conhecido por sua atuação nas áreas da educação, tecnologia e inovação, Canziani presidiu a Codel por cerca de um ano e meio.

O novo secretário da Inovação iniciou sua carreira política como vereador, onde esteve por dois mandatos – de 1989 a 1992 e de 1993 a 1996 –, tendo sido presidente da Câmara Municipal de Londrina em 1993. Posteriormente, foi vice-prefeito de Londrina a partir de 1996, período em que exerceu a presidência da Codel pela primeira vez, entre 1997 e 1998. No âmbito estadual, atuou como Secretário do Emprego e Relações do Trabalho do Paraná em 1999. Canziani também exerceu mandato como deputado federal por cinco mandatos consecutivos – 1999-2003, 2003-2007, 2007-2011, 2011-2015 e 2015-2019.

publicidade

MODERNIZAÇÃO

Canziani assume a pasta criada em janeiro de 2023, que é responsável por uma ampla gama de funções estratégicas no Paraná. As atribuições da SEI incluem formular e coordenar políticas de inovação, simplificar processos administrativos, promover uma gestão pública mais eficaz e transparente por meio da transformação digital, estimular a qualificação de recursos humanos, controlar a qualidade dos serviços e fomentar ambientes favoráveis a investimentos e empresas inovadoras.

A secretaria também monitora e coordena políticas para aumentar a competitividade do Estado, que foi reconhecido em 2024 como o mais inovador e sustentável do Brasil pela consultoria Bright Cities ISO 37120. Além disso, os ecossistemas de inovação do Estado estão sendo reconhecidos em premiações nacionais nas áreas de inovação, tecnologia, sustentabilidade e cidades inteligentes.

Para atender todas as regiões e expandir os projetos pelo Estado, a SEI também criou dez núcleos regionais da Inovação nos seguintes municípios: Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Paranaguá, Pato Branco, Ponta Grossa e Umuarama. Entre suas áreas de atuação, a SEI desenvolveu uma política de popularização da inovação.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline