A onda de calor que afeta o Paraná e estados vizinhos se intensificou, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), e traz consigo um "grande perigo". O instituto emitiu um alerta vermelho, visto que as temperaturas estão acima da média, e isso vale para até as 18h deste sábado (16).
Ainda conforme o Inmet, o fenômeno meteorológico atingiu uma "intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana".
"A onda de calor está mais focada para as áreas do Sul, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, principalmente Centro-Oeste e Sudeste. É onde as temperaturas vão ficar 5 graus acima do normal", explica César Soares, meteorologista da Climatempo.
- LEIA MAIS: Calor, chuva e previsão de ciclone: saiba como será o tempo em março
A alerta emitido vale para os estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
O meteorologista do Climatempo salienta que o fenômeno tem a capacidade de impedir a ocorrência de chuva. "Essas regiões estão sob efeito de massas de ar mais secas, mais quentes, que impedem também a presença de uma chuva mais presente, que refresca a atmosfera ou até mesmo frentes frias. Então, como isso não está acontecendo, a temperatura só sobe nessas áreas", acrescenta César.
Calor no Paraná
O Sistema de Tecnologia de Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) divulgou uma lista que mostra as maiores sensações térmicas registradas no estado nessa quinta-feira (14). Confira:
Cruzeiro do Iguaçu: 48,1°C
Capanema: 47,8°C
Paranapoema: 42,5°C
Santa Helena: 46,5°C
Palotina: 46,8°C
Loanda: 45,8°C
Guaíra: 46,9°C
Altônia: 45,6°C
São Miguel do Iguaçu: 46,8°C
Antonina: 45,5°C
Deixe seu comentário sobre: "Alerta vermelho: onda de calor se intensifica e traz "grande perigo""