Águia rara é flagrada por câmera no Parque Nacional do Iguaçu no PR; veja
Ave não era registrada desde 1964 e foi novamente vista em 2022 e agora no último mês de julho; saiba mais

As armadilhas fotográficas do Projeto Onças do Iguaçu, no Parque Nacional do Iguaçu, no oeste do Paraná, registraram um visitante raro: a ave uiraçu (Morphnus guianensis). Considerada uma das aves de rapina mais raras do Brasil, a espécie é considerada “irmã” da harpia. Veja abaixo
-LEIA MAIS: Expoagri valoriza talentos estudantis e fortalece agronegócio regional
"O que você vê agora é histórico: nossas câmeras registraram no Parque Nacional do Iguaçu, pela primeira vez em vídeo, um Uiraçu (Morphnus guianensis), um dos predadores mais raros das Américas. Essa espécie ameaçada precisa de florestas preservadas e grandes áreas para viver. Encontrá-la aqui é prova de que o Parque Nacional do Iguaçu segue sendo um refúgio essencial para a vida selvagem", postou o Projeto Onças do Iguaçu nas redes sociais.
Segundo o projeto, o flagrante é resultado do trabalho de monitoramento de fauna realizado diariamente para proteger e conhecer a biodiversidade da Mata Atlântica.
O Livro Vermelho da Fauna Ameaçada do Estado lista apenas três registros históricos e um contemporâneo da espécie, todos no Oeste do Paraná.
O último registro conhecido foi feito em 1964, em Missal, na região oeste. A redescoberta da ave rara no Paraná ocorreu em 2022, após 58 anos sem avistamentos. Neste ano, a presença da águia foi flagrada novamente no último ia 15 de julho, desta vez no Parque Nacional do Iguaçu. É o primeiro registro no local, segundo o projeto Onças do Iguaçu.
O vídeo mostra a ave chão, provavelmente se alimentando, e o animal abre as asas mostrando todo o seu esplendor.
Veja