Agricultora faz crochê durante cirurgia no cérebro no Paraná; veja
Procedimento inédito no Hospital do Câncer Uopeccan, em Cascavel, manteve paciente acordada para monitorar fala e movimentos em tempo real
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
A agricultora Elidamaris Ferreira Martins Galter, de Cascavel, no oeste do Paraná, passou por uma neurocirurgia enquanto permanecia acordada e fazia crochê. O procedimento, realizado em novembro no Hospital do Câncer Uopeccan, teve como objetivo monitorar as funções cognitivas e motoras da paciente durante a retirada de um tumor cerebral.
A técnica, conhecida como craniotomia acordada, é indicada quando a lesão está localizada em áreas nobres do cérebro. No caso de Elidamaris, o tumor — uma metástase de um câncer de mama diagnosticado em 2023 — afetava regiões responsáveis pela fala e pela coordenação motora.
📰 LEIA MAIS: Engavetamento entre ônibus e três carros deixa sete feridos na BR-376
Segundo o neurocirurgião Bruno Amorim, o inchaço causado pela lesão aumentava a complexidade da operação. "Quando temos lesões nessas regiões, a cirurgia acordada permite que controlemos todas as funções da paciente em tempo real", explicou o médico. Solicitar que o paciente execute uma atividade familiar, como o artesanato, serve como teste contínuo para garantir que a intervenção não está causando sequelas. Veja:
📲Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão
Critérios e preparação
Para a realização deste tipo de cirurgia, é exigida uma avaliação prévia detalhada do perfil do paciente, analisando sua capacidade de atenção e controle emocional. A tranquilidade durante o processo é fundamental para a segurança da operação. A prática do crochê também auxiliou Elidamaris a manter a calma no centro cirúrgico.
O procedimento foi considerado um sucesso pela equipe médica e marcou a primeira vez que essa técnica foi utilizada na instituição. A paciente segue agora com o tratamento oncológico, realizando sessões de radioterapia.
Últimas em Paraná
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline