MAIS LIDAS
VER TODOS

CNH Digital

4,6 mil pessoas já trocaram a foto da CNH pelo aplicativo no Paraná

A tecnologia está disponível no aplicativo Detran Inteligente e permite que o próprio cidadão faça a renovação da foto do documento pelo celular

Da Redação

·
A funcionalidade está disponível para um grupo restrito de condutores, selecionados automaticamente pelo sistema com base em critérios como a data da última foto registrada e a qualidade da imagem no cadastro
Icone Camera Foto por Celepar
A funcionalidade está disponível para um grupo restrito de condutores, selecionados automaticamente pelo sistema com base em critérios como a data da última foto registrada e a qualidade da imagem no cadastro
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.04.2025, 10:46:00 Editado em 09.04.2025, 10:46:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O projeto de autobiometria facial lançado pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) em janeiro já permitiu 4,6 mil atualizações na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A tecnologia, desenvolvida pela Celepar, está disponível no aplicativo Detran Inteligente e permite que o próprio cidadão faça a renovação da foto do documento pelo celular.

continua após publicidade

Atualmente, a funcionalidade está disponível para um grupo restrito de condutores, selecionados automaticamente pelo sistema com base em critérios como a data da última foto registrada e a qualidade da imagem no cadastro.

📰LEIA MAIS: Brics lança concurso para startups lideradas por mulheres

continua após publicidade

Quando o usuário tenta agendar um atendimento presencial para coleta biométrica, seja pelo site do Detran-PR ou pelo aplicativo Detran Inteligente, o sistema verifica se ele se enquadra nos requisitos para utilizar o autoatendimento. Caso esteja apto, a opção de atualizar a foto da CNH pelo celular é oferecida imediatamente, tornando o processo mais ágil e prático.

A atualização biométrica por autoatendimento sempre foi uma meta dos órgãos responsáveis pela identidade civil. “O projeto autobiometria se destaca por combinar tecnologias de Inteligência Artificial para orientar o usuário na captura da foto, garantir a conformidade legal e reforçar a segurança com validação facial e mecanismos antifraude”, afirma Eldimar Soares Teixeira, analista da Celepar responsável pelo projeto.

📲Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão

continua após publicidade

A solução está integrada ao processo de transformação digital do Detran-PR, tornando o serviço mais ágil, moderno e seguro para os condutores. “O projeto de autobiometria facial, que iniciamos em fase de testes em janeiro, tem sido um grande sucesso. A tecnologia tem proporcionado mais agilidade, segurança e qualidade no processo de atualização da foto da CNH para os condutores do Paraná”, afirma Adriano Furtado, diretor do Detran/PR.

"Nosso próximo passo é ampliar o serviço, alcançando um número cada vez maior de usuários e garantindo esse benefício a todos os paranaenses", complementa.

Para garantir a melhor experiência no uso da autobiometria e evitar que a captura da imagem seja rejeitada, o Detran-PR orienta os usuários a seguir algumas recomendações:

continua após publicidade

- Escolher um local com boa iluminação, preferencialmente luz natural

- Manter a lente da câmera limpa para evitar distorções na imagem

continua após publicidade

- Evitar acessórios que cubram o rosto, como bonés, fones e óculos escuros

- Não utilizar maquiagem pesada, que pode alterar as feições

- Segurar o celular de forma estável e na altura dos olhos durante a captura

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "4,6 mil pessoas já trocaram a foto da CNH pelo aplicativo no Paraná"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!