MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Europa enfrenta escassez de 400 mil caminhoneiros

A necessidade dos trabalhadores foi especialmente sentida no Reino Unido, onde desencadeou uma crise de desabastecimento

Da Redação

·
Europa enfrenta escassez de 400 mil caminhoneiros
Icone Camera Foto por Pixabay
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.11.2021, 10:48:34 Editado em 18.11.2021, 10:48:37
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Europa enfrenta uma carência de 400 mil caminhoneiros, de acordo com um estudo da consultoria britânica Transport Intelligence (TI). As empresas de transporte têm dificuldades em recrutar, devido aos baixos salários e às difíceis condições de trabalho.

continua após publicidade

A escassez já era sentida antes da crise sanitária global, mas foi exacerbada pela recuperação econômica pós-pandemia. O impacto foi especialmente sentido no Reino Unido, onde, junto com os efeitos do Brexit, esta carência desencadeou uma crise de desabastecimento.

Mas todos os países estão sendo afetados. A Polônia, por exemplo, tem um déficit de mais de 120 mil caminhoneiros; a Alemanha, de cerca de 60 mil; e a Espanha, de 15 mil.

continua após publicidade

"As razões são múltiplas", diz à AFP Violeta Keckarovska, que produziu o estudo da TI.

"A população de motoristas envelheceu, os jovens não se sentem atraídos, as condições de trabalho não são boas, e os salários são baixos", explica.

Em alguns países, o fim do serviço militar obrigatório privou as empresas do setor de motoristas treinados.

continua após publicidade

No grande salão de logística Solutrans, que abriu na terça-feira perto de Lyon (França), vários institutos de formação tentam atrair candidatos, fazendo-os dirigir um grande simulador.

"É uma profissão com enormes responsabilidades e que evoluiu muito nos últimos anos", destaca Régis Garcia, do centro de formação Aftral.

"Não é necessariamente mais simples, mas muito menos mecânico e físico, e com mais assistência eletrônica", e os motoristas percorrem distâncias menores do que antes, acrescenta.

continua após publicidade

A busca inclui jovens, assalariados em reconversão e desempregados. As mulheres, que representam uma ínfima parte dos motoristas, também são "muito procuradas".

A formação custa entre 4.500 e 7.000 euros (5.400 a 8.400 dólares), às vezes custeada pelo empregador, ou com ajudas públicas. A licença para conduzir carreta pode ser tirada a partir dos 21 anos.

Fonte: Correio Braziliense

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Mundo

    Deixe seu comentário sobre: "Europa enfrenta escassez de 400 mil caminhoneiros"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!