Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Morar Bem

publicidade
MORAR BEM

Fazer na fábrica e montar na obra

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Fazer na fábrica e montar na obra
Autor Foto por Reprodução

Quando compramos uma janela pronta ou escolhemos um piso cerâmico em um catálogo; quando compramos uma churrasqueira pronta de concreto ou ainda quando encomendamos uma estrutura coberta para ser montada num terreno, em todas estas situações estamos encarando a construção como uma linha de montagem. Neste caso, as peças são feitas nas fábricas e depois montadas na obra.

Este é o conceito fundamental da industrialização da construção. Fazer as partes da obra na indústria, levar até o local da obra, montar e deixar de acordo com os projetos da construção. Tubos, conexões, janelas, portas, pisos, concreto usinado, laje, estrutura, enfim vários itens que podem ser produzidos em uma fábrica e levados para o local da construção para serem montados ou fixados.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Nas últimas décadas, a rápida expansão das cidades gerou a necessidade de construções residenciais, comerciais e industriais que fossem feitas em menor tempo e com mais economia. E isso vem impulsionando a indústria da construção.

ESTRUTURAS PRÉ-FABRICADAS DE CONCRETO E METÁLICAS
No caso das estruturas, além da necessidade, devido ao crescimento das cidades e da atividade produtiva, o alto custo da madeira utilizada para fazer o molde ou a caixaria das estruturas na obra também contribuiu para que as estruturas de concreto e as estruturas metálicas se tornassem cada vez mais viáveis.

Além de serem mais econômicas, as estruturas passaram a contar, cada vez mais, com tecnologia tanto no processo de produção das peças, como também nos materiais empregados e na logística de montagem.
Nas últimas décadas ocorreram grandes avanços na área. Temos hoje concreto de alto desempenho, aditivos, desmoldantes, programas de cálculo e de detalhamento arquitetônico, fôrmas mais produtivas, guindastes mais potentes e, enfim, várias inovações que contribuem para que as estruturas sejam cada vez mais econômicas, duráveis, versáteis e de montagem cada vez mais rápida.

publicidade


DIVERSIFICAÇÃO
Houve também a diversificação dos produtos ofertados. Hoje temos paredes, escadas, lajes que são montadas na obra, lajes autoportantes (que vão prontas para a obra), coberturas metálicas, coberturas em estrutura de concreto, mezaninos, muros de arrimo, além de pilares e vigas. Existe uma infinidade de peças e serviços que tornaram a construção pré-fabricada capaz de atender a todos os projetos estruturais e arquitetônicos.

Aliar a engenharia estrutural e a arquitetura, para produzir estruturas cada vez mais econômicas, duráveis, de baixa manutenção e bonitas é um dos desafios atuais das indústrias de estruturas. Assim, é fundamental a presença dos profissionais da engenharia  no cálculo estrutural e no acompanhamento de todo o processo de produção das peças e o cronograma de montagem da estrutura. São fundamentais também as definições e detalhamentos de peças, feitos pelo profissional de arquitetura.

publicidade

O trabalho da engenharia é fundamental para o sucesso de uma obra pré-fabricada. Este cuidado técnico começa já na comercialização da estrutura que, se possível, deve ser feita por técnicos da área das edificações ou pelos demais profissionais ligados a engenharia.  Se a pessoa que está vendendo, entende de estrutura e de edificações, fica muito mais fácil e objetivo atender com eficácia o desejo de quem está comprando a estrutura. As informações são passadas de forma nítida para a área de engenharia e arquitetura da indústria. A industrialização da construção é um fato da nossa atualidade, que ganha força a cada dia. Para que este processo aconteça com sucesso é fundamental a presença, na indústria e na obra dos profissionais da engenharia, e dos técnicos ligados às edificações


Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Morar Bem

publicidade

Mais lidas no TNOnline

Últimas do TNOnline