Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Londrina

publicidade
LONDRINA

Londrina: Cerca 90 mil doses de vacina contra dengue são devolvidas

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Londrina: Cerca 90 mil doses de vacina contra dengue são devolvidas
Autor Londrina atingiu somente 25% da meta de campanha de vacinação contra dengue - Foto: Divulgação/Imagem ilustrativa - Foto: Reprodução

A campanha de vacinação contra a dengue em Londrina atingiu somente 25% da meta, conforme informação da secretaria municipal da Saúde. De acordo com o órgão, foram aplicadas 30.485 doses da vacina, número acentuadamente inferior à meta de 120 mil pessoas a serem vacinadas entre os dias 13 de agosto e 24 de setembro.

As doses foram devolvidas à Secretaria de Saúde do Estado (SESA). Conforme com a diretora geral da Secretaria Municipal de Saúde, Eliana Marussi, a SESA já iniciou o recolhimento das doses que sobraram e a segunda aplicação da vacina será realizada em fevereiro de 2017. 

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Para que haja imunização completa é necessário receber três doses, com intervalo de seis meses entre cada aplicação. Todas as pessoas que forem vacinadas nesta primeira etapa terão as próximas doses garantidas. A vacina foi produzida por empresa francesa e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após 20 anos de pesquisas.

Conforme o secretário municipal de Saúde, Gilberto Martin, embora a adesão tenha sido menor do que a esperada, a quantidade de doses aplicadas representa um bom volume de pessoas vacinadas. “Isso significa que criamos um círculo de proteção, porque cada pessoa vacinada, além de proteger a si mesma, protege as demais, na medida em que reduz a velocidade de circulação do vírus”, disse.

Martin disse que o Município fez o possível para buscar a população alvo da campanha. Ele lembrou que foram ampliados os postos de vacinação e os horários de atendimento, realizados mutirões de vacinação aos sábados, além de terem sido colocados pontos de vacinação em escolas, universidades, faculdades, empresas, shoppings e calçadão. “Colocamos pontos de vacinação em todos os locais possíveis que ficassem próximo da população com esta faixa etária”, ressaltou.

publicidade

MULTIVACINAÇÃO 
Até o último sábado (24), 5.800 crianças compareceram às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Londrina para a Campanha Nacional de Multivacinação 2016, que iniciou na última segunda-feira (19) e prossegue até o dia 30 deste mês. Destas, 3.500 crianças, ou seja, 60% delas, receberam alguma vacina ou reforço vacinal.

Podem ser vacinadas crianças de zero a menores de 5 anos e de 9 a menores de 15 anos. Os pais ou responsáveis que ainda não levaram seus filhos devem procurar a UBS mais próxima de sua residência, em horário normal de funcionamento. É necessário levar a carteira de vacinação da criança. Se tiverem perdido carteira, basta apresentar documento de identificação do menor.

A multivacinação tem a finalidade resgatar os possíveis atrasos das vacinas recomendadas para cada faixa etária, em 14 vacinas: hepatite A, VIP, meningocócica C, rotavírus, HPV, pneumo 10, febre amarela, varicela, pentavalente, tetraviral, dupla adulto, DTP, tríplice viral e VOP (poliomielite).

publicidade

Com informações do portal da Prefeitura de Londrina

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Londrina

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline