Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Londrina

publicidade
LONDRINA

Médicos realizam cirurgia inédita no Brasil com paciente acordada 

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Médicos realizam cirurgia inédita no Brasil com paciente acordada 
Autor Mulher foi submetida a uma craniotomia acordada (awake craniotomy) para clipagem de um aneurisma cerebral, na Santa Casa de Londrina: operação inédita - - Foto: picssr.com - Foto: Reprodução

A técnica de produção Inez do Amaral, de 36 anos, passou por uma craniotomia acordada (awake craniotomy) para clipagem de um aneurisma cerebral, na Santa Casa de Londrina. A cirurgia é inédita no País, conforme informação repassada nesta segunda-feira (21) por médicos da Santa Casa. 

Conforme os cirurgiões, durante quase toda a operação, que durou duas horas e meia, Inez ficou acordada, conversando com a equipe médica. Essa comunicação facilitou para os médicos apurar se a cirurgia causava alguma mudança na área do cérebro que pudesse provocar sequelas. 

Os médicos acordaram a mulher só quando a equipe começou a trabalhar no aneurisma. Ela foi medicada com sedativos de curta duração durante os procedimentos cirúrgicos, como no processo de serrar o osso. 

Para criar um canal de interação além da fala, Inez foi treinada para apertar um objeto (um pato de borracha) que emitia som. 

Os médicos explicam que a técnica da cirurgia é muito benéfica, pois viabiliza a possibilidade de monitorar funções vitais dos pacientes, que no caso da lesão de Inez, era principalmente da movimentação e fala.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Londrina

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline