Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Londrina

publicidade
LONDRINA

Município prepara Conferência dos Direitos das Pessoas com Deficiência

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Município prepara Conferência dos Direitos das Pessoas com Deficiência
Autor Inscrições iniciam no dia 21 de setembro; instituições e conselhos de classe poderão indicar delegados para participar da etapa estadual - Foto: Reprodução

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência(CMDPD), já iniciou os preparativos para a Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, que acontecerá no dia 26 de setembro, a partir das 8 horas, na Câmara Municipal de Londrina, rua Governador Parigot de Souza, 145. São esperadas cerca de 100 pessoas.

A conferência municipal é a etapa preparatória para IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Paraná, que acontece de 9 a 11 de dezembro, em Curitiba, e tem, como tema central, “O desafio na implementação das Políticas da Pessoa com Deficiência: A transversalidade como a radicalidade dos direitos humanos”.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O vice-presidente do CMDPD e assessor de acessibilidade, Almir Escatambulo, ressaltou que serão realizadas discussões e estudos com o objetivo de levantar propostas e promover discussões relativas às questões de políticas sociais voltadas para a pessoa com deficiência. “Essas propostas serão também integradas e articuladas com outras áreas temáticas, considerando o gênero, diversidade sexual, raça, etnia e ciclo de vida”, disse. De acordo com Escatambulo, durante Conferência Municipal, também será estabelecida uma maior conexão entre o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a sociedade civil e os poderes públicos, além de eleger três delegados da sociedade civil e quatro do poder público para participar da etapa estadual. Inscrições - Para participar do evento é necessário fazer inscrição, de 21 a 24 de setembro, das 8 às 18 horas, no gabinete do prefeito, na sala da Assessoria de Acessibilidade e Direitos da Pessoa com Deficiência (2º andar).

Os integrantes das instituições de pessoas com deficiência e conselhos de classe devem levar documentos pessoais (CPF, RG e comprovante de residência), além de um ofício que contém a indicação do nome da entidade e ata da eleição da instituição. No ato da inscrição, as instituições e conselhos de classe poderão indicar delegados para participar da conferência estadual. Por sua vez, os usuários que não participam de instituições, poderão se inscrever a partir do dia 21 até 11 horas do dia da conferência municipal. Eles devem levar apenas os documentos pessoais (CPF, RG e comprovante de residência).

Eixos de discussão - Durante etapa municipal serão elaboradas propostas para serem levadas para a Conferência Estadual e serão discutidos sete eixos centrais: Identidade de gênero e raça, diversidade sexual e geracional; Financiamento – Fundos e Políticas de Incentivo Fiscal para o atendimento de pessoas com deficiência; Financiamento – Orçamento Público; Órgãos Gestores e de instâncias de participação social; Interação entre os Poderes Federados; Implantação e Fortalecimento dos Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa com deficiência e o reconhecimento da pessoa com deficiência na atuação das políticas setoriais objetivando um atendimento de qualidade.  

publicidade

Foto: ilustrativa

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Londrina

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline