Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Londrina

publicidade
LONDRINA

Produtores recebem colhedora agrícola em Londrina

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Produtores recebem colhedora agrícola em Londrina
Autor Máquina irá beneficiar, com a prestação de serviços, cerca de 15 famílias da região da Warta e Heimtal - Foto: Vivian Honorato - Foto: Reprodução

O prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, entregou as chaves da primeira colhedora para grãos, na região norte do Paraná, dentro do Programa Trator, Implementos e Equipamentos Solidários. Trata-se de uma parceria entre a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), do Governo do Paraná, por meio do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Prefeitura de Londrina e o Sicredi União. As chaves foram entregues ao agricultor familiar Geraldo Jesus Céu, que representou os outros agricultores beneficiados com a máquina.

A colhedora foi financiada pela Sicredi União, por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e seguindo as diretrizes do Programa Trator, Implementos e Equipamentos Solidários.  O equipamento teve custo de R$ 317 mil, financiados em 10 anos, com 5,5% de juros ao ano. 

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O prefeito Alexandre Kireeff destacou que o programa representa uma maneira de transferir tecnologia para a produção agropecuária, aumentando a rentabilidade e a produtividade no setor, com condições facilitadas de pagamento ao pequeno produtor. 

“Com isso, a agricultura familiar tem acesso a equipamentos de alto desempenho e tecnologia avançada e isso modifica realidade da produção familiar. Gera riqueza, desenvolvimento e empregos”, destacou. Ele lembrou que a iniciativa é uma extensão do Programa Trator Solidário, iniciado em 2008, quando foi presidente da Sociedade Rural do Paraná. “Acompanhamos o desenvolvimento do programa de perto. 

O primeiro trator solidário foi entregue durante Rural Tecnoshow, em outubro de 2008”, contou. Por sua vez, o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Vitor dos Santos Junior, disse que a parceria entre a Prefeitura e a Emater visa ao desenvolvimento da agricultura familiar e dos pequenos produtores. “Essa colhedora vai proporcionar um impacto positivo na produção agrícola da região, na medida em que o produtor deixa de correr o risco de, em tempo de chuva, perder sua produção, esperando a chegada de uma máquina de fora”, ressaltou. Interesse técnico e social - O chefe do Departamento de Economia Rural do Estado e coordenador estadual do Programa Trator, Implementos e Equipamentos Solidários, Francisco Carlos Simioni, ressaltou que a entrega do trator na Prefeitura é a representação de que existe um entrosamento entre todos, com o objetivo de levar melhoria as condições de vida do agricultor familiar. 

publicidade

“Isso demonstra o interesse técnico e social do programa, que é levar um produto com menor valor, com condições de pagamento facilitada ao pequeno produtor, garantindo tecnologia e melhores condições de produção e renda”, disse. O responsável pelo projeto técnico da colhedora e responsável local da Emater em Londrina, Paulo Roberto Mrtvi, estima que a colhedora irá beneficiar, com a prestação de serviços dos irmãos Céu, aproximadamente 15 famílias na região da Warta e Heimtal. “Com a colhedora, os agricultores familiares vão poder colher a sua produção no período certo, sem precisar esperar que a colheita seja feita por terceiros”, disse. Paulo Mrtvi informou que o programa estadual passou a financiar colhedoras em setembro do ano passado. 

Segundo ele, existem, no município de Londrina, outras três solicitações de financiamento em tramitação. Outros agricultores familiares, interessados em adquirir colhedoras agrícolas, tratores e equipamentos agrícolas, através do PTS, devem procurar as unidades da Emater, em todo Paraná, para se inscrever no Programa. Também participaram da solenidade, o chefe de gabinete do prefeito, Marcio Stamm, representantes do Sicredi União, da Emater, do Sindicato Rural de Londrina e o vereador Gaúcho Tamarrado.  

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Londrina

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline