Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Londrina

publicidade
LONDRINA

Londrina realiza ações de prevenção à saúde do homem

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Londrina realiza ações de prevenção à saúde do homem
Autor ​Soldados do 5º Batalhão participaram de palestras, fizeram a medição antropométrica, testes rápidos e puderam doar sangue - Foto: Site Prefeitura de Londrina - Foto: Reprodução

Como parte da celebração do Agosto Azul, mês destinado para o incentivo ao cuidado da saúde do homem, o Município de Londrina, em parceria com o 5º Batalhão de Polícia Militar, realizou na manhã desta terça-feira (18), diversas ações de promoção à saúde e de prevenção às doenças. 

Fotos: Vivian Honorato - Site da Prefeitura de Londrina

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

As atividades tiveram início às 8h e prosseguiram até as 12h, na sede do 5º Batalhão, que fica na Rodovia Celso Garcia Cid, 374, região sul. Na próxima segunda-feira (24), elas acontecerão novamente no mesmo local e horário. Mais de 150 policiais militares participaram de palestras sobre a importância da prática frequente de exercícios físicos, alimentação saudável, e sobre doenças crônicas, doenças sexualmente transmissíveis (DST), além de câncer de próstata. 

Vinte fizeram o teste rápido para HIV, DST, sífilis e hepatites virais; 180 passaram por avaliação física através das medidas antropométricas (peso, altura, circunferência abdominal), fizeram o Cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC); aferição da pressão arterial e, mais de 60 doaram sangue ao Instituto de Hematologia de Londrina (IHEL). 

Para o soldado da Companhia de Choque, Jonas P. de Araújo, a ação é uma forma de estimular o homem a cuidar mais de sua saúde e a saber sobre temas, muitas vezes, deixados de lado, seja por falta de tempo, desinteresse ou por timidez. “Foi uma ótima ideia, porque estando mais próximo de nós, facilita nosso acesso à informação sobre as doenças, a importância dos exercícios físicos e sobre como manter uma alimentação saudável. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O homem geralmente tem mais restrição de perguntar sobre certas doenças e de ir ao médico também. Se eles não estivessem aqui eu provavelmente não teria ido doar sangue, verificar a pressão e buscar informações sobre as doenças”, explicou. Para a psicóloga do 5º Batalhão, Márcia Santos, a receptividade dos policiais foi bastante positiva e pôde ser comprovada através das fichas avaliativas aplicadas após as palestras. “Os policiais que ouviram as palestras aprovaram essa parceria do Município com o Batalhão. Eles pediram que se repita mais vezes, porque é uma maneira de mantê-los informados”, disse. 

Fotos: Vivian Honorato - Site da Prefeitura de Londrina

O enfermeiro de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UEL e profissional da Unidade Básica de Saúde do Parque das Indústrias, Bruno Paulino, explicou que a intenção da UBS Parque das Indústrias, responsável pela organização das ações, é alcançar 240 homens. “Os participantes têm mostrado bastante interesse nesse evento voltado à saúde. Segundo eles, isso era uma demanda, porque muitos não têm tempo para irem até a unidade de saúde ou até o CTA e ao IHEL. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, trazemos informações sobre nutrição e atividade física, além de aproximarmos à saúde ao público masculino, que ainda tem, para muitos, o perfil de provedor, de super herói, que não fica doente, vinculando à política nacional de saúde do homem dentro da atenção básica”, finalizou. Segundo a coordenadora da UBS Parque das Indústrias, Audrey Pazzoti, a intenção é estimular um estilo de vida saudável, através das orientações ao autocuidado, o que é importante para que haja uma mudança cultural nos homens e para que eles procurem o acompanhamento médico antes que as doenças apareçam. 

Esta ação do Agosto Azul é uma parceria da Prefeitura de Londrina com o 5º Batalhão da Polícia Militar, Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Instituto de Hematologia de Londrina (IHEL) e com o Centro de Testagem e Aconselhamento de Londrina (CTA). Testes rápidos - Os testes rápidos aplicados nos policiais estão disponíveis a toda a população gratuitamente, através do Sistema Único de Saúde (SUS). Eles levam de 10 a 20 minutos para serem realizados e podem ser feitos em 38 unidades básicas de saúde da rede pública e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). 

No Centro, além da coleta e da execução dos testes, há um processo de aconselhamento, antes e depois do teste, para facilitar a correta interpretação do resultado. Em Londrina, está localizado no Centro de Referência Dr. Bruno Piancastelli Filho, na Alameda Manoel Ribas, 01, no centro. O telefone para contato é (43) 3379-0144.   

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Londrina

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline