Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Londrina

publicidade
LONDRINA

Fundador da Unopar falece aos 79 anos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Fundador da Unopar falece aos 79 anos
Autor Faleceu esta manhã em Londrina o fundador da Unopar, Marco Antonio Laffranchi, 79 anos - Foto: portal.blogdogildoalves.com.br - Foto: Reprodução

Faleceu esta manhã em Londrina o fundador da Unopar, Marco Antonio Laffranchi, 79 anos. O velório está sendo realizado no Cemitério Parque das Allamandas, onde o empresário será sepultado, às 17 horas.

Marco Antonio Laffranchi nasceu em 2 de março de 1936 na cidade de Jaboticabal (SP) e se formou em Medicina Física e Reabilitação pela Universidade de São Paulo (RSP) em 1959; professor licenciado em Educação Física pela USP em 1962 e pós-graduado pelo Instituto Ortopédico “Gaetano Pini” de Milão, na Itália. Ocupou o cargo de diretor da Autarquia Municipal de Esportes e Turismo (AMETUR) de Londrina na gestão do prefeito José Richa, no período de 1973 a 1976.

Foi também criador do Núcleo Regional de Londrina da Secretaria de Estado da Indústria e Comércio na gestão do ex-governador do Paraná, Ney Braga. Em 1965 casou-se com a professora de Educação Física Elisabeth Bueno Laffranchi. Já em Londrina, em 1972, o casal fundou a Faculdade de Educação Física do Norte do Paraná (FEFI), que mais tarde se tornou Universidade Norte do Paraná - Unopar. Em dezembro de 2011 a Unopar passou a integrar o Grupo Kroton, uma das maiores plataformas educacionais do mundo.

Marco Antonio Laffranchi foi também precursor do Ensino a Distância no Brasil. Em 2003 ele criou o Sistema de Ensino Presencial Conectado, um programa inédito de educação, via satélite, presente em mais de 450 polos em todo o Brasil, que serviu de referência para todos os outros modelos de ensino a distância implantados posteriormente e transformou a Unopar na maior Universidade de Ensino a Distância do País.

Entre os prêmios e homenagens recebidos por Laffranchi destacam-se o título de Cidadão Honorário de Londrina (12/12/2012) e a Medalha 10 de Dezembro (10/12/2011), concedida por bons serviços prestados à cidade ou mérito pessoal no esporte, cultura ou empreendedorismo. Ele também foi agraciado com o título de Cidadão Benemérito pelos relevantes serviços prestados à educação, da Câmara Municipal de Jaboticabal (SP), no ano de 2000; Honra ao Mérito do Rotary Club de Arapongas, em 2001; Cidadão Honorário de Montes Claros (MG), em 2004; Sócio Benemérito do Aeroclube de Londrina, também em 2004; e Cidadão Honorário do município de Luis Eduardo Magalhães (BA), em 2005.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Londrina

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline