Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Geral

publicidade
GERAL

Governo Trump processa estado da Califórnia por leis pró-imigração

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

ESTELITA HASS CARAZZAI

WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) - Em um movimento que acirra a queda de braço imigratória nos EUA, o Departamento de Justiça americano entrou com uma ação contra o estado da Califórnia na noite desta terça (6), questionando leis locais que protegem imigrantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O governo do presidente Donald Trump questiona a legalidade de três dispositivos estaduais, aprovados nos últimos meses, que limitam a obrigatoriedade de empresas e autoridades locais colaborarem com a agência de imigração federal, a fim de reportar a existência de estrangeiros sem documentação.

Uma das leis, por exemplo, proíbe autoridades policiais de perguntar sobre o status legal de imigrantes durante procedimentos de rotina. Esse tipo de regra fez com que a Califórnia e outras regiões do país fossem conhecidas como "santuários" para imigrantes -algo a que Trump afirma ser absolutamente contrário.

O anúncio seria feito pelo secretário da Justiça, Jeff Sessions, em discurso nesta quarta (7) em Sacramento, capital da Califórnia, mas foi adiantado pela imprensa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"O Departamento de Justiça e o governo Trump irão lutar contra essas políticas injustas, desleais e inconstitucionais que foram impostas a vocês", dirá o secretário, de acordo com trecho do discurso divulgado pelo jornal The New York Times. "Eu acredito que iremos vencer."

Houve reação de políticos locais. "Em um momento de turbulência política sem precedentes, Jeff Sessions vem à Califórnia para dividir e polarizar a América. Triste!", afirmou o governador da Califórnia, o democrata Jerry Brown.

A ação deve tramitar na Justiça federal. Há ainda a possibilidade de que o governo Trump acione outros estados que possuam leis semelhantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Geral

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline