Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Geral

publicidade
GERAL

Puigdemont desiste da Presidência da Catalunha

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O líder do movimento pela independência da Catalunha, Carles Puigdemont, anunciou nesta quinta (1º) que abdica de se tornar presidente da região autônoma da Espanha para facilitar a formação de um governo o mais rapidamente possível.

Impedido pela Justiça espanhola de assumir, destituído da Presidência pelo governo central em Madri e foragido na Bélgica desde outubro do ano passado, Puigdemont apontou como sucessor Jordi Sánchez, ex-presidente de uma associação pela independência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Puigdemont é procurado na Espanha por acusações de rebelião e sedição e por liderar um movimento de independência. Caso volte ao país, será preso.

Sánchez está preso em Madri há quatro meses, sob acusação de sedição.

"Informei o presidente do Parlamento da Catalunha que, de maneira provisória, não apresentei minha candidatura para ser investido presidente e pedi que se inicie o mais rapidamente possível a rodada de contatos para proceder à eleição de um novo candidato", afirmou Puigdemont em vídeo gravado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Nas atuais condições esta é a maneira para que se possa acordar um novo governo, o mais rápido possível", acrescentou.

No fim de janeiro, o Tribunal de Justiça da Espanha disse que Puigdemont devia retornar ao país e estar presente no Parlamento para receber a autorização para formar um novo governo.

Partidos pró-independência obtiveram maioria nas eleições convocadas pelo premiê espanhol, Mariano Rajoy, na Catalunha em dezembro, e Puigdemont havia feito campanha para ser reabilitado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas seus aliados avaliavam se ele podia governar à distância, por meio de videoconferência.

A indicação de Sánchez não facilita o cenário, já que está detido.

Rajoy afirmou nesta quinta que um líder catalão "deve ser escolhido agora que esteja na Espanha e que não tenha problemas com a lei".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nota do governo acrescentou que a região precisa de um líder "empossado o quanto antes que esteja apto para governar e tome conta dos assuntos de importância para seus cidadãos".

Ainda nesta quinta, advogados entraram com uma reclamação contra a Espanha, em nome de Carles Puigdemont, no Conselho de Direitos Humanos da ONU, por violação ao direito de autodeterminação.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Geral

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV