Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Geral

publicidade
GERAL

Turquia sentencia 64 à prisão perpétua por tentativa de golpe

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Uma corte da Turquia condenou nesta quarta-feira (7) 64 oficiais militares e recrutas da academia militar à prisão perpétua pelo envolvimento na tentativa de golpe de 2016, afirmou a agência estatal Anadolu. No mesmo dia, autoridades do país afirmaram ter cumprido os requisitos da União Europeia para garantir a dispensa de visto para livre entrada e circulação de cidadãos turcos no bloco.

De acordo com a agência, os sentenciados estavam envolvidos com conspiradores do golpe e haviam levado os recrutas para um quartel militar para confrontar civis que tentavam fazer oposição ao golpe.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Quatro deles receberam a chamada "prisão perpétua agravada", que aumenta o tempo mínimo para qualificação para condicional. Eles foram considerados culpados de tentar derrubar a ordem constitucional.

RÉUS ABSOLVIDOS

Mais de 240 pessoas, a maioria civis desarmados, foram mortas na noite de 15 julho de 2016, quando um grupo de soldados dissidentes comandou tanques e aviões de guerra em uma tentativa de atacar o Parlamento e derrubar o presidente Recep Tayyip Erdogan.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desde então, Erdogan embargou em uma campanha de repressão, prendendo mais de 50 mil pessoas e despedindo ou suspendendo outras 150 mil. No expurgo, a Turquia fechou todas as suas academias militares, que antes eram vistas como um dos pilares do Estado secular.

O escopo da campanha alarmou aliados europeus de Erdogan e grupos de direitos humanos, que temem que o presidente turco esteja usando o golpe como um pretexto para anular a dissidência. A Turquia diz que as medidas são necessárias diante da ameaça sofrida.

VISTOS

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ibrahim Kalin, porta-voz de Erdogan, afirmou que a Turquia cumpriu todos os 72 requisitos impostos pela UE para garantir a isenção de vistos para turcos.

Kalin disse que a documentação foi entregue a autoridades europeias antes da cúpula Turquia-UE, em 26 de março, em Varna, na Bulgária.

A Turquia espera que a isenção de visto seja implementada em 2018. O tema foi item central em um acordo de 2016 que visou a barrar o fluxo de dezenas de milhares de imigrantes para a Europa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Comissão Europeia, que verifica o cumprimento dos requisitos, confirmou por meio de uma porta-voz que o embaixador turco "entregou um papel sobre os requisitos remanescentes para liberalização de visto" durante encontro com o vice-presidente da comissão, Frans Timmermans.

Entre outros requerimentos, a UE exigia que a Turquia mudasse a definição do que constitui um "crime terrorista" para garantir que as leis de segurança não fossem usadas para atacar jornalistas e o meio acadêmico.

Mas a Turquia resistia a essa mudança após a tentativa de golpe.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Geral

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV