Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Geral

publicidade
GERAL

Turcos e curdos disputam controle de colina no noroeste da Síria

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O noroeste da Síria voltou nesta segunda-feira (29) a ser palco de um confronto entre soldados ligados à Turquia e milícias curdas, que disputam o controle de uma colina na região.

A colina Bursayah foi conquistada pelo Exército turco durante o fim de semana. O local é importante porque separa o território de Afrin, controlado pelos curdos, da cidade de Azaz, sob comando da Turquia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A conquista de Bursayah, anunciada no domingo (28), é até o momento a principal vitória militar da Turquia desde 20 de janeiro, quando o país anunciou o início de sua operação na Síria para combater a milícia curda Unidades de Proteção do Povo (YPG).

Ancara afirma que as milícias curdas que controlam Afrin são ligadas aos curdos que vivem na Turquia e que decidiu agir para expulsar os terroristas das proximidades de sua fronteira.

Pelo menos 50 civis e cinco soldados turcos morreram desde o início da operação no local.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além de Afrin, a província vizinha de Idlib também vê um aumento da violência, com ativistas afirmando que 11 pessoas morreram quando um hospital da região foi atacado por tropas ligadas ao governo da Síria -Damasco nega envolvimento.

O conflito em Afrin e a violência em Idlib acabaram ofuscando uma reunião feita pela Rússia para tentar dar início a uma negociação de paz na Síria. Diversos grupos de oposição decidiram não comparecer ao encontro, incluindo os curdos, que acusam Moscou de apoiar a ação militar turca.

Aumentando a tensão na região, os Estados Unidos anunciaram que não pretendem tirar suas tropas da cidade de Manbij, apesar dos pedidos feitos pelo governo turco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o canal de TV CNN, o general Joseph Votel, do comando central americano, afirmou que a retirada "não é algo que está sendo analisado no momento".

Cerca de 2.000 militares americanos estão no norte da Síria, parte deles auxiliando as milícias curdas. Ancara já afirmou que pretende fazer uma operação no local para retirar as forças curdas que estão na cidade, que fica a leste de Afrin.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Geral

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV