Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Geral

publicidade
GERAL

ATUALIZADA - Pyongyang lança míssil que sobrevoa Japão

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Em mais um sinal de desafio às sanções impostas pela comunidade internacional, a Coreia do Norte disparou um míssil que sobrevoou o norte do Japão e caiu no oceano Pacífico na manhã de terça-feira (29) -noite de segunda-feira (28) em Brasília-, segundo o governo japonês.

De acordo com militares da Coreia do Sul, o projétil percorreu cerca de 2.700 km e alcançou uma altitude de 550 km, atravessando a ilha de Hokkaido. O artefato se desfez em três pedaços antes de cair no mar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O sistema de alerta J-Alert, do governo japonês, aconselhou os moradores locais a tomarem precauções, mas a emissora pública NHK informou que não foram registrados danos a navios ou a qualquer outra estrutura.

Os militares japoneses não tentaram derrubar o míssil, que passou pelo território do país por volta de 6h06 locais (18h06 de segunda no horário de Brasília).

Um projétil norte-coreano não atravessava o Japão desde abril de 2009, quando um foguete foi lançado por Pyongyang. Um teste semelhante ocorreu em agosto de 1998. Em ambos os casos, a Coreia do Norte afirmou que se tratava de lançamentos de satélites, mas à época não foi registrada a entrada em órbita de nenhum objeto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O premiê japonês, Shinzo Abe, classificou o episódio de "uma ameaça grave sem precedentes". Ele cobrou das Nações Unidas que amplie os mecanismos de pressão sobre o ditador Kim Jong-un para que Pyongyang suspenda seu programa militar.

O lançamento ocorre poucos dias depois de a Coreia do Norte ter disparado três mísseis de curto alcance no mar, e um mês após o regime de Kim Jong-un ter realizado seu segundo teste comprovado com um míssil balístico intercontinental, que em tese poderia atingir o território continental dos EUA.

Analistas militares consideram que, se o programa norte-coreano não for efetivamente interrompido, o regime poderia conseguir lançar um projétil carregando uma ogiva nuclear com capacidade de chegar aos EUA antes do fim do mandato do presidente Donald Trump, no início de 2021.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Coreia do Norte normalmente reage a exercícios militares conjuntos de EUA e Coreia do Sul, que estão em andamento. Mas a escalada de tensão entre Pyongyang e Washington só aumenta desde que Trump prometeu responder com "fogo e fúria" aos mísseis norte-coreanos.

Em seguida, Kim Jong-un anunciou que considerava atacar o território americano de Guam, mas depois recuou, ao dizer que aguardaria os próximos passos dos "estúpidos ianques".

Até as 20h, Trump não havia se manifestado sobre o novo míssil norte-coreano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

TIPO DE MÍSSIL

Coreia do Sul e EUA afirmaram que estavam analisando o tipo de míssil que sobrevoou Hokkaido.

Kim Dong-yub, ex-oficial sul-coreano e analista do Instituto para Estudos do Extremo Oriente, em Seul, disse que os primeiros dados do voo sugeriam que o projétil fosse um Hwasong-12, míssil de alcance intermediário que Pyongyang havia ameaçado usar justamente contra a ilha de Guam.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o especialista, também poderia se tratar de um Musudan, igualmente de médio alcance (3.500 km).

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Geral

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV