Sem Neymar, Ancelotti convoca seleção para últimos jogos
Técnico cita condição física como critério; Kaio Jorge é novidade na lista

O técnico Carlo Ancelotti anunciou nesta segunda-feira (25) a sua segunda convocação à frente da Seleção Brasileira. A lista é voltada para os dois últimos compromissos das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026: contra o Chile, no Maracanã, no dia 4 de setembro, e diante da Bolívia, em La Paz, no dia 9.
Ao todo, foram 26 jogadores convocados, incluindo nove novidades em relação à última convocação: Caio Henrique, Douglas Santos, Fabrício Bruno, Gabriel Magalhães, Joelinton, Lucas Paquetá, João Pedro, Luiz Henrique e Kaio Jorge — este último, do Cruzeiro, é o único estreante.
A ausência mais sentida é a de Neymar. O camisa 10, que se recupera de um edema na coxa sofrido durante um treino no Santos, ficou fora da lista final, apesar de estar presente na pré-lista de mais de 50 nomes. Ancelotti justificou com ênfase a importância do critério físico nas decisões da comissão técnica:
“Um jogador da Seleção tem que estar 100% fisicamente. Neymar teve um pequeno problema na última semana. Todos o conhecem. Quando estiver bem, ele volta. Mas não vejo problema em chamar outro atleta se alguém não está no melhor de sua forma”, disse o técnico.
Ancelotti destacou ainda que esta convocação mantém uma base fixa visando a Copa de 2026 e que o momento é de testes pontuais: “Não posso convocar todos que não conheço. Há uma base que será importante no Mundial. O restante é para avaliar nomes que podem entrar na lista final.”
Confira os convocados:
Goleiros:
Alisson (Liverpool), Bento (Al-Nassr), Hugo Souza (Corinthians)
Defensores:
Alexsandro Ribeiro (Lille), Alex Sandro (Flamengo), Caio Henrique (Monaco), Douglas Santos (Zenit), Fabrício Bruno (Cruzeiro), Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (PSG), Vanderson (Monaco), Wesley (Roma)
Meio-campistas:
Andrey Santos (Chelsea), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Joelinton (Newcastle), Lucas Paquetá (West Ham)
Atacantes:
Estêvão (Chelsea), Gabriel Martinelli (Arsenal), João Pedro (Chelsea), Kaio Jorge (Cruzeiro), Luiz Henrique (Zenit), Matheus Cunha (Manchester United), Raphinha (Barcelona), Richarlison (Tottenham)
Com 25 pontos, o Brasil já está classificado para a Copa do Mundo de 2026 e ocupa o terceiro lugar nas Eliminatórias. Após os jogos de setembro, a Seleção deverá fazer amistosos na Ásia, contra Coreia do Sul (10/10) e Japão (14/10), em compromissos válidos pela tradicional Copa Kirin.