A seleção brasileira poderá estrear um novo uniforme reserva na Copa do Mundo de 2026. De acordo com informações exclusivas do site estrangeiro Footy Headlines, especializado em materiais esportivos, o novo modelo será vermelho, uma cor que a seleção nunca usou antes para os jogos fora de casa.
- LEIA MAIS: As diferentes cores de uniforme que a seleção brasileira já usou em campo
A camisa do time nacional, tradicionalmente azul, terá o selo da Jordan, e não da Nike — que é fornecedora do time de futebol masculino do País desde 1996. A Jordan Brand será responsável por projetar e fabricar o kit, algo inédito para a seleção brasileira.
Na semana passada, o Footy Headlines já havia divulgado que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) preparava um uniforme em cores nunca antes utilizadas na história, sem qualquer cor presente na bandeira do País.
Ainda conforme o Footy Headliners, o uniforme será de um “vermelho moderno e vibrante”. Será a primeira vez que a seleção adotará esse tom. A nova camisa da seleção estará disponível em março de 2026, ano do mundial sediado nos Estados Unidos, México e Canadá. No entanto, apesar de tudo parecer acertado para o lançamento do novo uniforme, a cor inédita da segunda camisa pode estar em discordância com as regras que própria CBF tem para seus modelos.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tem um estatuto que define as diretrizes para os uniformes da seleção brasileira. De acordo com o estatuto, os uniformes devem obedecer às cores existentes na bandeira da CBF e conter o emblema da instituição.
Diretrizes do Estatuto:
- Cores: uniformes devem seguir as cores existentes na bandeira da CBF.
- Emblema: emblema da CBF deve estar presente nos uniformes.
- Variações: são permitidas variações de acordo com exigências do clima ou para modelos comemorativos, desde que aprovados pela Diretoria.
Até o momento, não há um anúncio oficial da CBF ou da marca parceira sobre o uniforme da seleção brasileira para a Copa do Mundo de 2026. É provável que os detalhes sejam divulgados nos próximos meses.
QUAIS OUTRAS CORES O BRASIL JÁ USOU EM CAMPO?
Em 2023, a seleção brasileira fez história ao entrar em campo, pela primeira vez, com um uniforme totalmente preto. A ação aconteceu durante amistoso contra Guiné, com vitória do Brasil por 4 a 1, em junho, na Espanha.
A iniciativa partiu da CBF, com o apoio da Fifa, em forma de protestar contra o racismo e os constantes ataques sofridos por Vinícius Júnior. O uniforme foi usado apenas no primeiro tempo, as tradicionais cores voltaram na etapa final.
Na Copa América de 2019, a seleção brasileira voltou a utilizar camisa branca, acompanhada de calção e meias azuis. O kit foi um lançamento inspirado no modelo usado em 1919, ano da conquista do Campeonato Sul-Americano, nome antigo da Copa América, primeiro título da história da equipe. Essas cores também foram as primeiras da história da seleção, em 1914.
Antes da Copa América, esse uniforme havia sido usado pela última vez em um amistoso contra a França, em 2004, realizado em Paris. O jogo, que comemorava o centenário de fundação da Fifa, terminou empatado sem gols.
Em 1917, durante a disputa do Sul-Americano, Uruguai e Chile também faziam uso do branco, já utilizado como uniforme padrão pela CBD. A situação forçou a realização de um sorteio, que acabou definindo que a seleção brasileira usaria vermelho.
Com as novas cores, o Brasil foi goleado pelos uruguaios por 4 a 0, mas bateu os chilenos por 5 a 0. Concluindo a competição em terceiro lugar.
Em 1916, durante a disputa da primeira edição do Sul-Americano, na Argentina, a seleção chegou a entrar em campo com um uniforme representando as cores da bandeira do País. A camisa possuía listras nas cores verde e amarela, enquanto o calção era inteiro branco.
Deixe seu comentário sobre: "Seleção brasileira usará uniforme vermelho na Copa 2026, afirma site"