Popó passa por cirurgia após briga em luta contra Wanderlei Silva
Ex-campeão mundial quebrou a mão direita durante a confusão no ringue; ele está estável após exames

O ex-campeão mundial de boxe Acelino “Popó” Freitas, de 49 anos, passou por cirurgia na tarde desta segunda-feira (29) em um hospital da Rede D’Or, em Salvador, após se machucar na briga generalizada que encerrou a luta contra Wanderlei Silva, no último sábado (27), em São Paulo.
LEIA MAIS: Mãe esfaqueada pelo filho de 9 anos pediu abraço a ele antes de morrer
Imagens de raio-X obtidas pelo g1 mostram que Popó sofreu uma fratura na mão direita. A equipe do lutador confirmou que ele “quebrou a mão na confusão”, mas não deu detalhes sobre a gravidade da lesão. O procedimento cirúrgico, que deve durar cerca de 2h30, é considerado de pequeno porte.
Além da fratura, Popó foi submetido a exames de cabeça, que afastaram lesões cranianas, embora tenha sido identificado um sangramento interno já controlado. A assessoria do atleta informou que ele está clinicamente estável.
De acordo com o ortopedista Bruno Butturi, especialista em lesões esportivas, a radiografia indica uma fratura diafisária do primeiro metacarpo — principal osso do polegar.
“É uma lesão instável e precisa de cirurgia. Apenas imobilizar não seria suficiente, especialmente em um atleta que depende das mãos para competir”, explicou.
Segundo ele, a recuperação total pode levar até dois meses para retorno ao boxe. “O paciente pode mexer a mão já no dia seguinte, sem carga. Em seis semanas costuma estar liberado para atividades leves de academia. Para lutar, é mais demorado.”
Outro especialista, João Paulo Bergamaschi, reforça que a cirurgia envolve a fixação do osso com placa e parafusos ou, em alguns casos, pinos. “É um procedimento de pequeno porte, que muitas vezes pode ser feito apenas com anestesia local e sedação, o que acelera o início da reabilitação.”
A lesão aconteceu após o fim do confronto contra Wanderlei Silva, no Spaten Fight Night, em São Paulo. O combate terminou em quatro rounds, com a desclassificação de Wanderlei por golpes ilegais com a cabeça.
Na sequência, uma briga generalizada tomou conta do ringue. Membros das equipes invadiram o local e trocaram agressões. Durante o tumulto, Popó acabou se machucando. A equipe do baiano destacou que, em 35 anos de carreira, essa foi a primeira vez que ele sofreu uma lesão desse tipo.
