Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Esportes

publicidade
ESPORTES

Palmeiras precisa de 'milagre' jamais feito por um brasileiro para ir à final da Libertadores

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O Palmeiras terá uma missão para lá de complicada na meta de avançar à final da Copa Libertadores. Após derrota acachapante por 3 a 0 para a LDU, em Quito, no Equador, o time de Abel Ferreira vai precisar de um "milagre" jamais feito por uma equipe brasileira no torneio da Conmebol.

Em apenas cinco ocasiões o time que perdeu a primeira partida por três ou mais gols de diferença conseguiu uma remontada no jogo de volta. O feito é ainda mais raro quando é levado em consideração apenas o século 21, quando ocorreu somente duas vezes. Os dados são do Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS)

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O caso mais recente aconteceu há quase uma década. Em 2017, o River Plate foi derrotado por 3 a 0 pelo Jorge Wilstermann na altitude de 2.500 metros de Cochabamba, na Bolívia. Os argentinos não tomaram conhecimento do adversário e aplicaram uma goleada por 8 a 0 em Buenos Aires, se classificando às semifinais daquela edição, vencida pelo Grêmio.

Ainda no século 21, a Universidad de Chile foi outra equipe a realizar o feito histórico - coincidentemente contra outro time que joga na altitude. Em confronto válido pelas oitavas de final, os chilenos foram goleados por 4 a 1 pelo Deportivo Quito na partida de ida, mas atropelaram os equatorianos por 6 a 0 em Santiago e garantiram a classificação para a fase seguinte.

Os outros casos aconteceram no século 20, com viradas de Bolívar, Cerro Porteño e Sporting Cristal. Nunca um time brasileiro conseguiu reverter o placar de três gols de diferença sofrido no jogo de ida na história da Libertadores.

publicidade

O retrospecto também é favorável para a LDU. Os equatorianos venceram a partida de ida por três gols de diferença em outras duas oportunidades: contra o Peñarol, em 2005, e diante do Atlético Nacional, em 2006. Em ambas as ocasiões, o time de Quito avançou de fase.

Independentemente do resultado do jogo de volta, a partida desta quinta-feira já entrou para a história. A LDU foi o primeiro time a fazer três gols no Palmeiras em um primeiro tempo de jogo da Libertadores. Trata-se também da maior derrota de um time brasileiro para um estrangeiro nas fases semifinais ou final do torneio da Conmebol.

Apesar do cenário desfavorável, o técnico Abel Ferreira demonstrou confiança na classificação. "Temos 90 minutos no Allianz Parque. E 90 minutos é muito tempo. Hoje damos os parabéns ao nosso adversário porque foram melhores. O Palmeiras não esteve em sua média. Eu acredito que é possível em nossa casa fazer o mesmo número de gols de hoje ou mais", disse o treinador português em entrevista coletiva.

publicidade

VEJA AS MAIORES REMONTADAS DA HISTÓRIA DA LIBERTADORES:

1993: Sporting Cristal 0 x 3 El Nacional / volta: 4 x 0 - Sporting Cristal classificado (oitavas de final)

1999: Estudiantes de Mérida 3 x 0 Cerro Porteño / volta: 0 x 4 - Cerro classificado (oitavas)

publicidade

2000: Nacional 3 x 0 Bolívar / volta: 1 x 4 - Bolívar classificado no critério do gol qualificado (oitavas)

2012: Deportivo Quito 4 x 1 Universidad de Chile / volta: 0 x 6 - La U classificada (oitavas)

2017: Jorge Wilstermann 3 x 0 River Plate / volta: 0 x 8 - River classificado (quartas)

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Esportes

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline