MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Neymar é decisivo, Santos bate líder Flamengo no fim e respira contra a queda no Brasileirão

O Santos voltou a campo em uma partida oficial após mais de um mês - não realizou o clássico com o Palmeiras, no fim de semana, adiado após a participação do rival no Mundial de Clubes - com grande festa na Vila Belmiro. Com gol decisivo de Neymar no fim,

Fábio Hecico (via Agência Estado)

·
Escrito por Fábio Hecico (via Agência Estado)
Publicado em 16.07.2025, 22:00:00 Editado em 16.07.2025, 22:13:14
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Santos voltou a campo em uma partida oficial após mais de um mês - não realizou o clássico com o Palmeiras, no fim de semana, adiado após a participação do rival no Mundial de Clubes - com grande festa na Vila Belmiro. Com gol decisivo de Neymar no fim, gigante vitória por 1 a 0 que dá um respiro na luta contra o rebaixamento.

continua após publicidade

Mesmo sem brilho, o resultado positivo leva os santistas aos 14 pontos, ainda próximos da zona de queda. Mas ver Neymar em campo os 90 minutos, renova a esperança da torcida por embalo no Brasileirão e briga por coisas maiores. O clube planeja tê-lo novamente em tempo integral contra o Mirassol, fora de casa, no sábado.

Aos cariocas, que viram a defesa ser vazada após cinco jogos ilesos e somaram apenas a segunda derrota na competição, o tropeço pode significar a perda da liderança. Basta o Cruzeiro somar um ponto diante do Fluminense nesta quinta-feira, no Maracanã.

continua após publicidade

O Santos pisou no gramado da Vila Belmiro com três atacantes, mas apostando tudo em seu camisa 10, o capitão Neymar. O astro, livre das lesões e na armação das jogadas, tinha a missão de fazer a equipe se distanciar da zona de rebaixamento e, ao mesmo tempo, melhorar seu rendimento diante do time carioca.

Foram seis confrontos de Neymar contra o Flamengo na história, entre eles o inesquecível embate de 2011, vencido pelos cariocas com três gols de Ronaldinho Gaúcho, mas no qual o astro fez dois, um deles que lhe rendeu o prêmio Puskas. O camisa 10 fez quatro gols contra o rival rubro-negro, mas ganhou somente uma vez, amargando duas derrotas e três empates.

Sob enorme confiança dos santistas, os mandantes queriam explorar o momento de crise carioca protagonizado pelo afastamento do centroavante Pedro, em atrito com o técnico Filipe Luís após falta de empenho nos treinos, e também pelos desfalques na lateral-esquerda - Varella jogou improvisado com as lesões de Alex Sandro e Ayrton Lucas.

continua após publicidade

Vindo de um gigante triunfo na casa do Fortaleza antes do Mundial (fez 3 a 2), o Santos sabia que sua tarefa caseira era complicada diante do líder do Brasileirão. Diante de um rival estrelado, ainda precisava desbancar a melhor defesa (quatro gols sofridos) e o ataque mais arrasador (26 marcados).

Neymar iniciou a partida mostrando vontade e habilidade. As jogadas ofensivas do Santos sempre passavam por seus pés. O astro dava passes no espaço vazio que inflamavam a torcida, mas terminavam sem conclusão. Marcado de perto, o camisa 10 ainda sofria com as faltas.

Do lado flamenguista, com esquema e táticas semelhantes, era outro 10, Arrascaeta, o maestro e quem ditava o ritmo do líder. Faltavam, da mesma forma, as finalizações no gol de Gabriel Brazão. O goleiro santista trabalhou bem ao espalmar o primeiro lance de perigo no equilibrado jogo.

continua após publicidade

Um leve crescimento do Flamengo fez Cleber Xavier optar por adiantar Neymar como homem de referência. Botou seus pontas para marcar e liberou a estrela para ficar mais perto do gol. Em lance lindo, ele passou por dois marcadores, mas a defesa cortou o cruzamento. Logo depois, o camisa 10 serviu Deivid Washington, que parou nas pontas dos dedos de Rossi.

Brazão evitou que o Santos fosse em desvantagem ao descanso com novo voo salvador. A cabeçada de Danilo tinha destino. Mesmo com esquemas ousados, santistas e flamenguistas foram aos vestiários cientes que ficaram devendo uma melhor produção ofensiva.

continua após publicidade

Como já virou rotina em jogos do Santos, Brazão continuou se destacando ao salvar o time logo no primeiro lance da etapa final. Gonçalo apareceu livre após calcanhar de Arrascaeta. A pausa foi benéfica ao líder, que voltou com a bola e no campo ofensivo.

Com o Santos acuado, ruídos de desaprovação começaram a surgir na Vila Belmiro. Os santistas reprovavam algumas peças, entre elas Guilherme, e ainda pediam a entrada de Robinho Júnior. A estreia oficial nos profissionais do camisa 7, a mesma do seu pai famoso, ocorreu aos 20 minutos, quando Cleber Xavier atendeu ao clamor das arquibancadas.

A torcida, então, resolveu soltar o grito de apoio. E, enfim, veio a primeira oportunidade. Neymar recebeu livre e tocou para Deivid Washington mais uma vez falhar em finalização. O camisa 10 se irritou, cobrando o passe de volta.

continua após publicidade

Depois de tanto servir os companheiros sem sucesso, o meia-atacante optou por arriscar e parou em Rossi. Já na reta final, recebeu dentro da área, se livrou do marcador e fez as arquibancadas 'explodirem'. Belo gol de Neymar, que optou por permanecer no clube para livrá-lo do rebaixamento e começa a cumprir a promessa.

FICHA TÉCNICA

SANTOS 1 X 0 FLAMENGO

continua após publicidade

SANTOS - Gabriel Brazão; Escobar, João Basso, Luan Peres e Souza; Tomás Rincón, Zé Rafael (Diego Pituca) e Neymar; Barreal (Robinho Júnior), Guilherme (Willian Arão) e Deivid Washington (Gabriel Bontempo). Técnico: Cleber Xavier.

FLAMENGO - Rossi; Wesley, Léo Ortiz (Léo Pereira), Danilo e Varela; Allan (De La Cruz), Jorginho e Arrascaeta (Juninho); Luiz Araújo (Everton Cebolinha), Bruno Henrique (Wallace Yan) e Gonzalo Plata. Técnico: Filipe Luís.

GOL - Neymar, aos 39 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS - Jorginho, Bruno Henrique e Arrascaeta (Flamengo); João Basso e Luan Peres (Santos).

ÁRBITRO - Felipe Fernandes de Lima (MG).

RENDA - R$ 1.270.130,00.

PÚBLICO - 13.541 presentes.

LOCAL - Vila Belmiro, em Santos.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Neymar é decisivo, Santos bate líder Flamengo no fim e respira contra a queda no Brasileirão"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!