Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Esportes

publicidade
ESPORTES

Itália inicia campanha rumo à Copa de 2026 com humilhante derrota em visita à Noruega

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Ausente nas duas últimas edições de Copa do Mundo, a Itália iniciou sua caminhada no Grupo I nas Eliminatórias para 2026, agendada para Estados Unidos, México e Canadá de maneira desastrosa, com humilhante derrota por 3 a 0 na casa da Noruega, construída em apenas 42 minutos. A rival ainda carimbou a trave no segundo tempo.

O jovem habilidoso Nusa, de somente 20 anos, foi um terror para a defesa italiana, que ainda sofreu com o artilheiro Haaland. Apesar de ter sido apenas a estreia da tetracampeã, o resultado já a deixa sob pressão pelo fato de a Noruega, principal rival do grupo, já ter nove pontos ao somar a terceira vitória, todas com muitos gols anotados: são 12 e apenas dois sofridos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Apenas a vencedora de cada chave avança direto à Copa do Mundo, com a segunda colocada se credenciando para a dura repescagem, na qual a Itália decepcionou antes do Mundial do Catar, caindo no confronto diante da Macedônia, em Palermo.

O primeiro compromisso dos comandados de Luciano Spaletti, em Oslo, diante da empolgada Noruega, começou com a dura missão de parar o goleador Haaland e o perigoso Odegaard. Para piorar, a defesa tinha muitos desfalques e foi formada por Di Lorenzo, lateral no Napoli, improvisado como zagueiro, ao lado de Bastoni, da Inter, e do estreante Coppola, jovem de 21 anos do Verona.

Além de três jogadores na última linha, o técnico italiano povoou o meio-campo, com cinco peças, e com Raspadori com mais liberdade e a missão de fazer a bola chegar ao centroavante Retegui. A garoa forte era outra adversária.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mesmo com uma escalação que sugeria forte retranca, a postura italiana no começo do jogo não foi retraída. Ao contrário, o time povoou o campo ofensivo, com aproximação dos jogadores, deixando os noruegueses mais acanhados e fechados.

O contragolpe era mortal dos noruegueses, contudo. Sobretudo com o jovem e veloz Nusa, de 20 anos, um terror pela esquerda. Após duas arrancadas, o atacante deu linda assistência para Sorloth sair na frente de Donnarumma, aos 14 minutos, e não desperdiçar.

Sair na frente era tudo o que os líderes queriam, jogando a pressão ao lado oposto. Em desvantagem, a Itália tinha a bola e a obrigação de buscar a igualdade, mas faltava força, criatividade e criação para chegar ao gol defendido por Nyland, até então apenas observando seus companheiros realizando um trabalho seguro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Noruega se defendia com sabedoria e era muito perigosa quando se arriscava à frente. Sorloth exigiu grande defesa de Donnarumma. O goleiro nem pôde celebrar a defesa. E o que já era ruim, ficou ainda pior pouco depois, aos 34 minutos, com Nusa passando por dois marcadores e anotando um golaço para ampliar em pancada de longe e contribuição do goleiro italiano.

Era jogo de uma seleção só e antes do intervalo veio o gol de Haaland. O centroavante recebeu de Odegaard entre os marcadores, driblou o goleiro e mandou às redes vazias, ampliando o passeio aos 42 minutos.

Dominado em campo e com somente uma finalização, Spaletti voltou do intervalo com Frattesi na frente para tentar diminuir a humilhação italiana. O time continuou com a mesma postura da etapa inicial, tinha a bola e não sabia o que fazer. Os noruegueses, com o resultado encaminhado, só se lançavam na boa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aos 20 minutos, ainda sem levar sustos, a Noruega ficou muito perto de ampliar em cobrança de falta ensaiada. Odegaard bateu para trás e Berge bateu colocado, procurando o ângulo, mas parando na trave direita de Donnarumma.

O técnico norueguês resolveu dar um "alívio" aos italianos ao substituir os aplaudidos Odegaard e Nusa, restando apenas 15 minutos, e com as donas da casa soberanas desde a abertura do marcador. No fim, festa de um lado e apreensão do outro.

BÉLGICA ESTREIA COM TROPEÇO

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Principal candidata à classificação direta no Grupo J, a Bélgica estreou nas Eliminatórias com tropeço ao ceder o 1 a 1 na casa da então líder Macedônia do Norte. Depois de abrir o placar com Cuyper ainda na primeira etapa, os belgas acabaram cedendo a igualdade com Alioski, aos 42 da fase final, largando com somente um ponto.

Apesar de buscar o empate e subir para cinco pontos, a Macedônia do Norte perdeu a ponta para País de Gales, agora isolado, ao fazer 3 a 0 na lanterna e zerada Liechtenstein e subir para sete. Completa a chave o Casaquistão, com 3.

RESULTADOS DESTA SEXTA-FEIRA:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Grupo I

Estônia 1 x 3 Israel

Noruega 3 x 0 Itália

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Grupo J

Macedônia do Norte 1 x 1 Bélgica

País de Gales 3 x 0 Liechtenstein

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Grupo L

Gibraltar 0 x 7 Croácia

República Checa 2 x 0 Montenegro

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Esportes

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV