Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Esportes

publicidade
FUTEBOL BRASILEIRO

Ferroviário ganha da Ferroviária e se sagra campeão invicto da Série D

Gol do artilheiro veterano Ciel garante 2 a 1 e a taça

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Ferroviário ganha da Ferroviária e se sagra campeão invicto da Série D
AutorEquipe cearense venceu a competição - Foto: Lenilson Santos/Ferroviário

O futebol brasileiro conheceu, neste sábado, seu primeiro campeão nacional da temporada 2023. No estádio Presidente Vargas, em Fortaleza (CE), o Ferroviário-CE se tornou campeão da Série D do Campeonato Brasileiro ao superar a Ferroviária por 2 a 1, no jogo de volta da final. Como haviam empatado sem gols na ida, em Araraquara, o time cearense ficou com o título, de maneira invicta. Em 2018 já tinha sido campeão da Série D pela primeira vez.

Junto com os quase xarás, os semifinalistas Athletic-MG e Caxias-RS também conquistaram o acesso e tomaram a vaga de Manaus-AM, América-RN, Altos-PI e Pouso Alegre-MG, rebaixados da Série C. O artilheiro desta edição foi Eron, que anotou 14 gols com a camisa do Caxias.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Com o título invicto, o Ferroviário quebra uma marca que não acontecia desde 2016, quando o Volta Redonda-RJ venceu a Série D de forma invicta. Já em torneios de mata-mata, o campeão invicto mais recente é o Palmeiras de Abel Ferreira, que foi campeão da Copa do Brasil de 2020 sem nenhuma derrota.

A campanha do Ferroviário foi irretocável. Sob o comando do ex-jogador Paulinho Kobayashi, o time cearense retorna à Série C após o rebaixamento no ano passado. Ao todo foram 25 jogos, com 16 vitórias e nove empates. Terminou líder do Grupo 2, passou pelo Princesa de Solimões-AM na segunda fase e Nacional de Patos-PB nas oitavas. Já nas quartas, conquistou o acesso contra o Maranhão-MA. A vaga na final veio após eliminar o Caxias-RS.

Apesar do vice-campeonato, a Ferroviária não tem o que reclamar, Após o rebaixamento no Campeonato Paulista, o time ficou com a última vaga do Grupo 7. Na fase eliminatória, passou pelo Hercílio Luz-SC na segunda fase, o Anápolis-GO nas oitavas e conquistou o acesso contra o Sousa-PB, voltando à Série C após 21 anos. Já na semifinal, despachou o Athletic-MG.

publicidade

A partida no Presidente Vargas começou a todo vapor. Logo com um minuto, no primeiro ataque, Ciel finalizou cruzado, o goleiro Saulo deu rebote e o atacante serviu Deizinho que só empurrou para as redes. Os donos da casa seguiram pressionando e por pouco não ampliaram com Mattheus Silva, mas Vitor Silva salvou em cima da linha.

Após a parada de hidratação, a Ferroviária cresceu. O time paulista reclamou que a bola havia entrado após um cabeceio, mas com imagens inconclusivas do VAR, ficou mantida a decisão de campo e sem gol. Melhor em campo, a Ferroviária chegou ao empate aos 38. Vitor Barreto recebeu no lado esquerdo e mandou colocado, no ângulo. Um belo gol. Na reta final, o Ferroviário voltou a pressionar, mas parou em grandes defesas do goleiro da Ferroviária.

Na segunda etapa, o Ferroviário voltou com a mesma postura de pressionar nos minutos iniciais. A estratégia funcionou aos seis, quando o artilheiro Ciel completou o cruzamento de Kadu Barone e colocou os donos da casa em vantagem novamente. O gol deixou o time cearense em posição confortável, seguindo pressionando a Ferroviária, que se fechou no campo de defesa.

publicidade

Os donos da casa seguiram superiores boa parte da segunda etapa. Com mais posse de bola, por pouco Ciel não liquidou. Primeiro o atacante não chegou a tempo de completar o cruzamento. Depois, recebeu livre na área, mas parou no goleiro da Ferroviária.

Na reta final, a Ferroviária por pouco não empatou em cobrança de falta de Judá, que parou no travessão. Depois do lance, o Ferroviário prendeu a bola no campo de ataque e administrou o resultado até o apito final, para se sagrar campeão da Série D.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Esportes

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline