MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Falta de ação da direção no erro do VAR no clássico irrita política do Palmeiras

A falta de ação da presidente Leila Pereira e da diretoria de futebol do Palmeiras após a confirmação do erro dos juízes que estavam no VAR (Árbitro de Vídeo) no confronto entre o clube alviverde e o São Paulo, quinta-feira da semana passada, pela Copa do

Glauco de Pierri e Ricardo Magatti (via Agência Estado)

·
Escrito por Glauco de Pierri e Ricardo Magatti (via Agência Estado)
Publicado em 17.07.2022, 20:40:00 Editado em 17.07.2022, 20:46:51
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A falta de ação da presidente Leila Pereira e da diretoria de futebol do Palmeiras após a confirmação do erro dos juízes que estavam no VAR (Árbitro de Vídeo) no confronto entre o clube alviverde e o São Paulo, quinta-feira da semana passada, pela Copa do Brasil, deixou boa parte dos conselheiros do clube irritados.

continua após publicidade

Descontentes apenas com o ofício enviado pela direção do clube à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a UVB (União Verde e Branco), uma das chapas mais tradicionais da política palmeirense e que conta com 42 cadeiras no Conselho Deliberativo, enviou diretamente para a entidade uma nota onde reclama com veemência da arbitragem da partida,

No jogo, válido pelas oitavas de final da competição, o Palmeiras venceu o São Paulo por 2 a 1, mas perdeu nos pênaltis por 4 a 3. No sábado, a Comissão de Arbitragem da CBF divulgou o áudio do VAR da partida. A atuação da arbitragem ficou marcada, sobretudo, pela marcação de um pênalti polêmico em Calleri no segundo tempo da partida. Porém, no lance, o atacante são-paulino estava em posição de impedimento, algo que a entidade admitiu que não foi checado pela arbitragem de vídeo.

continua após publicidade

Na nota da UVB, a chapa afirma que o erro dos operadores do VAR representa "sérios danos esportivos, financeiros e psicológicos à S.E. Palmeiras" e aos seus torcedores. Os conselheiros afirmam que Vuaden "não se preocupou em checar se todas as situações do lance foram devidamente checadas" e ainda diz que o juiz "se deixou influenciar por um erro crasso da equipe do VAR."

Os conselheiros encerram o documento afirmando que "a CBF precisa dar exemplo e se mostrar completamente competente no que se diz respeito ao departamento de arbitragem" da entidade. Em campo, o Palmeiras volta a jogar amanhã, quando recebe o Cuiabá às 20h, no Allianz Parque, no encerramento da 18.ª rodada do Campeonato Brasileiro. O clube também segue na disputa da Libertadores, onde briga pelo seu quarto título - o terceiro consecutivo.

O time do técnico português Abel Ferreira está nas quartas de final da competição, onde enfrentará o Atlético-MG - os jogos serão nos dias 2 e 9 de agosto, o primeiro no Mineirão, em Belo Horizonte. A partida de volta será em São Paulo, no estádio palmeirense.

continua após publicidade

Confira abaixo a nota da UVB (União Verde e Branco) na íntegra.

"A UVB(União Verde e Branco) vem, através desta, manifestar nota de repúdio à atuação da equipe de arbitragem e demais representantes da CBF, na partida entre Palmeiras x São Paulo, válida pelas oitavas de final da Copa do Brasil.

Além das decisões questionáveis tomadas em campo de jogo, nas quais não vamos nos alongar, destacamos:

continua após publicidade

- Marcação de pênalti a favor da equipe adversária através do VAR sem sequer ter traçado as linhas de impedimento. Procedimento básico no protocolo. O atacante adversário se encontrava em "POSIÇÃO IRREGULAR" ao receber a bola que da origem ao lance da marcação do pênalti.

O reconhecimento do erro por parte da entidade máxima do futebol brasileiro não minimiza em nada o erro grotesco cometido pela equipe de arbitragem.

continua após publicidade

Tal conduta resulta da total falta de preparo da equipe de arbitragem. Incluindo o árbitro de campo, Leandro Vuaden, que não se preocupou em checar se todas as situações do lance fossem checadas. Se deixou influenciar por um erro crasso da equipe do VAR.

O lance, que resulta no gol adversário, e consequentemente altera o curso natural da partida e culmina com a eliminação da S.E. Palmeiras nos causa sérios danos esportivos, financeiros e psicológicos.

Entretanto, tal nota tem o objetivo principal de manifestar total indignação. E o reconhecimento do erro pela CBF não minimiza em nada a perda da S.E. Palmeiras.

Atitudes mais drásticas precisam ser tomadas em relação a arbitragem brasileira, que passa por um péssimo momento. Afastar a equipe do VAR por apenas uma rodada e permitir que Leandro Vuaden continuasse a exercer normalmente sua função entendemos ser uma falta de respeito com nosso torcedor.

A CBF precisa dar exemplo e se mostrar completamente competente no que se diz respeito ao departamento de arbitragem.

São Paulo, 17 de julho de 2022"

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Falta de ação da direção no erro do VAR no clássico irrita política do Palmeiras"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!