Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Esportes

publicidade
ESPORTES

F-1: Desgaste na prancha do assoalho provoca desclassificação de dupla da McLaren

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Principais postulantes ao título do Mundial de Pilotos da Fórmula 1, Lando Norris e Oscar Piastri foram punidos no GP de Las Vegas deste domingo e, com a vitória do tetracampeão Max Verstappen, da Red Bull, a dupla da McLaren vê a aproximação de um potencial concorrente na tabela de classificação a duas corridas do fim do campeonato.

Os dois carros da McLaren foram desclassificados na inspeção realizada pelo delegado técnico da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) Jo Bauer após a prova em Nevada por estarem em desacordo com o regulamento técnico da categoria. Isso se deve ao desgaste excessivo da parte traseira do assoalho, cuja espessura mínima deve ser de 9 mm.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A peça que colocou que desclassificou os carros campeões de Construtores foi introduzida na F-1 em 1994, após as mortes de Ayrton Senna e de Roland Ratzenberger, a fim de fornecer segurança aos pilotos em impactos com o solo, mas se estiver muito próximo dele pode gerar uma vantagem aerodinâmica irregular - por isso seu desgaste serve como parâmetro para medir a distância do carro em relação ao solo.

De acordo com o documento dos comissários, os blocos de proteção das duas McLarens foram "medidos e considerados abaixo da espessura mínima de 9 mm especificada no Artigo 3.5.9 do Regulamento Técnico". "Os blocos de proteção traseiros foram medidos novamente na presença dos comissários e dos três representantes da McLaren, e essas medições confirmaram que os blocos não estavam em conformidade com o regulamento", acrescenta o documento.

A McLaren argumentou que "existiam circunstâncias atenuantes, como o aumento e a imprevisibilidade da derrapagem controlada na pista durante o evento, a oportunidade limitada de testes devido ao clima no primeiro dia e as sessões de treinos livres mais curtas", mas as alegações foram rejeitadas.

publicidade

Antes do GP de Las Vegas, Lewis Hamilton, da Ferrari, e Nico Hülkenberg, da Sauber, também foram desclassificados na atual temporada, na China e no Bahrein, respectivamente, por infringirem as regras de derrapagem.

Assim, após decisão dos comissários, Norris, líder do campeonato, ficou sem os pontos da segunda posição, enquanto Piastri perdeu o quarto lugar conquistado na pista. Com a vitória em Las Vegas, Max Verstappen igualou os 366 pontos do australiano na tabela, apenas 24 atrás do líder, Lando Norris, com 390 pontos.

A etapa seguinte da Fórmula 1 será realizada no Catar, no próximo fim de semana, com a corrida sprint no sábado e a prova principal no domingo.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Esportes

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline