Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Esportes

publicidade
ESPORTES

Endrick reacende briga pela camisa 9 da seleção na Copa do Mundo; veja números dos candidatos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

De pouco aproveitado no Real Madrid a sensação do Lyon, Endrick se colocou na briga por uma vaga na seleção brasileira para a Copa do Mundo, a menos de cinco meses do início do torneio. Ele nunca foi convocado por Carlo Ancelotti, ao lado de quem trabalhou na Espanha, e não é chamado para defender o Brasil desde setembro de 2024, quando o treinador ainda era Dorival Júnior.

Em três jogos com a camisa do time francês, o garoto de 19 anos marcou quatro gols e deu uma assistência. Fez, inclusive, um hat-trick contra o Metz, no Campeonato Francês, desempenho que impulsionou seu nome de volta às conversas sobre a seleção.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Depois que chegou ao Real Madrid em 2024, Endrick sofreu para ganhar sequência de jogos num ataque estrelado. Após a saída de Ancelotti e a chegada de Xabi Alonso, demitido recentemente, o brasileiro perdeu o pouco espaço que tinha. A insatisfação culminou no empréstimo ao Lyon, acertado no fim de 2025, com o objetivo claro de buscar ritmo e visibilidade para se manter no radar da seleção

Mesmo com a boa fase, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) adota cautela pública quanto às avaliações individuais. Em entrevista recente ao Estadão, o coordenador de seleções masculinas Rodrigo Caetano evitou se aprofundar no tema Endrick quando questionado sobre as chances de ele estar na Copa.

"A gente não avalia e nem expõe individualmente as avaliações, que são internas da CBF. O Endrick já esteve na seleção, já foi convocado, já foi jogador do mister Carlo Ancelotti e tem o mesmo nível de avaliação dos demais", disse Caetano, ressaltando que profissionais da CBF estão espalhados pela Europa acompanhando jogadores brasileiros em todas as competições.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A concorrência entre centroavantes na seleção está aberta. Matheus Cunha, embora faça a função, hoje atua mais como meia do que como referência no ataque. Richarlison, do Tottenham, é um nome que voltou a figurar nas configurações desde que Ancelotti assumiu a seleção, até em razão da relação que os dois tiveram quando trabalharam juntos no Everton. O "Pombo" tem a confiança do italiano.

Quem também parece estar nas graças do treinador é João Pedro, especialmente depois de ter despontado como destaque do Chelsea durante o Mundial de Clubes, no meio do ano passado. Enquanto isso, Gabriel Jesus, que voltou a se destacar no Arsenal após 11 meses afastado por causa de lesão grave no joelho, espera receber nova chanca com a camisa verde e amarela.

Também já convocados na era Ancelotti, Vitor Roque e Kaio Jorge, de Palmeiras e Cruzeiro, respectivamente são os principais nomes que atuam no futebol brasileiro e têm chance de estar no Mundial. Pedro, do Flamengo, não chegou a ser chamado e seus constantes problemas físicos colocam em cheque sua participação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Surgiu, ainda, uma possibilidade inesperada de convocação para Igor Thiago, ex-atacante do Cruzeiro que, aos 24 anos, tem roubado a cena no futebol inglês. Jogador do Brentford, ele é uma das grandes sensações da Inglaterra por causa dos números impressionantes: 17 gols em 24 jogos.

VEJA OS NÚMEROS DOS POTENCIAIS CENTROAVANTES DA SELEÇÃO NA TEMPORADA 2025/2026:

- Endrick (Real Madrid e Lyon): 4 gols e 1 assistência em 6 jogos

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

- Gabriel Jesus (Arsenal): 3 gols e 1 assistência em 14 jogos.

- Igor Thiago (Brentford): 17 gols e 1 assistência em 24 jogos.

- João Pedro (Chelsea): 11 gols e 4 assistências em 31 jogos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

- Kaio Jorge (Cruzeiro)*: 13 gols e 5 assistências em 26 jogos

- Pedro (Flamengo)*: 9 gols e 4 assistências em 21 jogos.

- Richarlison (Tottenham): 8 gols e 3 assistências em 31 jogos

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

- Vitor Roque (Palmeiras)*: 16 gols e 5 assistências em 30 jogos

*Números de agosto de 2025 (início da temporada europeia) até agora.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Esportes

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline