Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Esportes

publicidade
ESPORTES

De novo Mundial de Clubes? Intercontinental começa no domingo; entenda formato

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Dois meses após a final do Mundial de Clubes nos Estados Unidos, entre Chelsea e Paris Saint-Germain, a Fifa dará início neste domingo à Copa Intercontinental, torneio reformulado na última temporada e que adota formato próximo ao antigo Mundial, disputado ininterruptamente entre 2005 e 2023.

A competição terá cinco jogos, tendo início neste domingo, 14, em duelo entre Pyramids e Auckland City, no Cairo, Egito, mas a decisão só ocorrerá em dezembro. O Estadão explica e relembra o formato da competição, que se transformou em um "Mundial de Clubes anual", com quatro mini-finais até a decisão.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A Copa Intercontinental conta com seis representantes, na figura do clube campeão continental de cada confederação filiada à Fifa. Até o momento, apenas a Conmebol ainda não teve a equipe definida na disputa, já que a Libertadores terá sua decisão em novembro.

A partida deste domingo, entre o campeão da Oceania e da África, recebe a denominação de playoff da Copa África-Ásia-Pacífico. O representante da Confederação de Futebol da Oceania (OFC) sempre entrará nesta fase, enquanto Confederação Africana (CAF) e Asiática (AFC) alternam a cada ano. Em 2024, o Al-Ain, dos Emirados Árabes Unidos, derrotou o Auckland City, nos playoffs.

Após esta partida, todos os demais jogos valem taça. No dia 23 de setembro, na Arábia Saudita, o Al-Ahli recebe o vencedor de Pyramids x Auckland City pelo título Copa África-Ásia-Pacífico. O campeão, então, precisará aguardar até dezembro para continuar a disputa, por mais um troféu.

publicidade

Em sede ainda a ser definida, os três jogos restantes recomeçam no dia 10 de dezembro, com o Dérbi das Américas. Neste, o campeão da Libertadores - que pode ser algum dos brasileiros vivos na competição, como Flamengo, Palmeiras e São Paulo - enfrentará o Cruz Azul, do México, campeão da Champions League da Concacaf.

No último ano, o Botafogo chegou para o Dérbi logo após celebrar a conquista do Brasileirão e foi surpreendido pelo Pachuca, também do México. O duelo foi disputado em campo neutro, no Catar.

Os vencedores da Copa África-Ásia-Pacífico e do Dérbi das Américas se enfrentarão na sequência, no dia 13 de dezembro, com a Copa Challenger. Em uma espécie de semifinal, a partida serve também para definir a equipe que enfrentará o Paris Saint-Germain, atual campeão da Champions League, na Copa Intercontinental.

publicidade

Em 2024, Pachuca e Real Madrid se enfrentaram do torneio. O torneio retomou a denominação que recebeu o duelo do campeão da Libertadores e da Champions League entre 1960 e 2004. Mesmo sem a chancela oficial da Fifa à época, o torneio foi considerado, em retrospecto, como um título mundial pela entidade.

DATAS DA COPA INTERCONTINENTAL DE 2025

14/09 - Pyramids x Auckland City

publicidade

23/09 - Al-Ahli x Pyramids ou Auckland City (Copa África-Ásia-Pacífico)

10/12 - Cruz Azul x campeão da Libertadores (Dérbi das Américas)

13/12 - Copa África-Ásia-Pacífico x Dérbi das Américas (Copa Challenger)

publicidade

17/12 - Final da Copa Intercontinental (contra o PSG)

Times classificados para a Copa Intercontinental de 2025

- Auckland City (OFC)

publicidade

- Pyramids (CAF)

- Cruz Azul (Concacaf)

- Paris Saint-Germain (Uefa)

publicidade

- Al-Ahli (AFC)

- Campeão da Libertadores 2025 (Conmebol)

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Esportes

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline