Conheça Zion Suzuki, goleiro titular do Japão no jogo contra o Brasil
Titular do Japão no amistoso contra o Brasil nesta terça-feira (14), Zion Suzuki tem 22 anos, nasceu nos Estados Unidos e defende o Parma, da Itália

Zion Suzuki, goleiro titular da seleção japonesa no amistoso contra o Brasil, tem uma trajetória que cruza três países e simboliza o novo perfil global do futebol. Nascido em Newark, nos Estados Unidos, em 21 de agosto de 2002, o jogador tem dupla nacionalidade nipo-americana e optou por representar o Japão, país de origem de seus pais.
LEIA MAIS: Fabrício Bruno falha duas vezes, Brasil leva virada e perde do Japão pela 1ª vez na história
Mesmo com o Japão saindo atrás por 2 a 0 no primeiro tempo, Suzuki chamou atenção pelas boas defesas e pela postura segura no gol, sem responsabilidade direta nos gols sofridos.
Início no Japão e ascensão na Europa
Com 1,90 m de altura, Suzuki iniciou sua carreira nas categorias de base do Urawa Red Diamonds, tradicional clube japonês. Em 2023, foi emprestado ao Sint-Truiden, da Bélgica, onde rapidamente se destacou.
O bom desempenho rendeu, em 2024, uma transferência definitiva para o Parma, da Itália, tornando-o o primeiro goleiro japonês a atuar na Série A.
Promessa da nova geração japonesa
Mesmo jovem, Zion Suzuki já acumula convocações para a seleção principal do Japão, além de passagens por várias categorias de base. Sua combinação de origem multicultural, formação técnica sólida e experiência internacional o coloca entre os nomes mais promissores do futebol asiático.