Conheça o Marrocos 1º adversário do Brasil na Copa do Mundo de 2026
Sorteio realizado pela Fifa nesta sexta-feira (5) colocou a Seleção no Grupo C
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
A Seleção Brasileira já conhece seu primeiro desafio na busca pelo hexacampeonato em 2026. Em sorteio realizado nesta sexta-feira (5), nos Estados Unidos, a Fifa definiu que o Brasil está no Grupo C e fará sua estreia contra o Marrocos, atual quarta força do futebol mundial, no dia 13 de junho (sábado).
LEIA MAIS: Copa do Mundo de 2026: 'supercomputador' coloca Brasil com só 5,6% de chance de título
O local da partida inaugural ainda será confirmado neste sábado, ficando entre Boston ou Nova Jersey. A fase de grupos da Seleção será disputada inteiramente na costa leste norte-americana, passando também por cidades como Philadelphia, Miami e Atlanta.
Para o torcedor que aguarda os 190 dias restantes para o início do torneio, o adversário exige atenção: o Marrocos não é apenas mais um integrante do grupo, mas sim a seleção africana de maior sucesso na história das Copas.
O “fator” Walid Regragui e a ascensão marroquina
Sob o comando do técnico Walid Regragui desde agosto de 2022, os "Leões do Atlas" mudaram o patamar do futebol africano. No Catar, em 2022, a equipe fez história ao se tornar a primeira do continente a alcançar uma semifinal de Copa do Mundo, eliminando potências como Bélgica (na fase de grupos), Espanha e Portugal (no mata-mata), antes de cair para a França.
A força do time foi provada novamente em março de 2023, quando o Marrocos venceu o Brasil por 2 a 1 em um amistoso, tornando-se também a primeira seleção árabe a derrotar a Canarinho.
Para 2026, a equipe chega com moral elevado: foi a primeira seleção da África a garantir vaga nas Eliminatórias, após uma goleada por 5 a 0 sobre o Níger, e vai para sua terceira Copa consecutiva — um feito inédito para o país.
Os destaques individuais
O elenco marroquino mescla disciplina tática com talento individual de classe mundial. Os principais nomes a serem observados pela defesa brasileira são:
- Achraf Hakimi e Hakim Ziyech: A dupla divide o recorde de partidas pelo país em Mundiais (10 jogos cada). Ziyech, inclusive, detém o recorde do gol mais rápido de uma seleção árabe em Copas (3 minutos e 30 segundos contra o Canadá).
- Youssef En-Nesyri: Maior artilheiro do país na história do torneio (3 gols), conhecido pelo impressionante jogo aéreo — foi dele o gol da vitória contra Portugal nas quartas de final de 2022, num cabeceio a 2,78m de altura.
Histórico em Copas
O Marrocos vai para sua sétima participação em Mundiais (1970, 1986, 1994, 1998, 2018, 2022 e 2026). O país já possui um histórico de confrontos com o Brasil em Copas: em 1998, na França, os brasileiros venceram por 3 a 0 na fase de grupos. No entanto, o cenário atual coloca frente a frente uma Seleção Brasileira em renovação contra um time marroquino consolidado e vivendo o auge de sua geração.
Últimas em Esportes
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline