Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Esportes

publicidade
ESPORTES

Conheça a seleção que vai à Copa mesmo tendo ficado em último nas eliminatórias

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A Suécia será uma das seleções presentes na Copa do Mundo de 2026 - e a classificação veio de uma forma pouco comum. A equipe terminou na última posição do seu grupo nas eliminatórias europeias, sem conseguir vencer e com apenas dois pontos somados, mas mesmo assim encontrou um caminho alternativo para chegar ao Mundial.

A vaga foi conquistada graças a uma "rede de segurança" criada pela Uefa: o desempenho na Nations League. Como foi a primeira colocada de seu grupo na Liga C do torneio, a seleção sueca garantiu o direito de disputar a repescagem, mesmo após o fracasso nas eliminatórias tradicionais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O CAMINHO IMPROVÁVEL ATÉ A COPA

O regulamento da Uefa prevê que algumas vagas da repescagem sejam destinadas às melhores seleções da Nations League que não tenham conseguido classificação direta. Foi exatamente nesse critério que a Suécia se encaixou.

Mesmo com a campanha ruim nas eliminatórias, o título de grupo na Nations League colocou a equipe entre as seleções elegíveis para os playoffs. A partir daí, começou uma verdadeira virada de roteiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na semifinal da repescagem, a Suécia venceu a Ucrânia por 3 a 1, fora de casa, com destaque para Viktor Gyökeres, que marcou os três gols da partida.

Na decisão, em Solna, os suecos bateram a Polônia por 3 a 2 em um jogo dramático. Gyökeres voltou a ser decisivo ao marcar o gol da vitória aos 43 minutos do segundo tempo, garantindo a vaga de seu país no Mundial.

HERÓI IMPROVÁVEL E NOVA GERAÇÃO

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O atacante do Arsenal se transformou no grande nome da classificação sueca à Copa. Ao todo, foram quatro gols nas duas partidas decisivas da repescagem, desempenho que colocou o jogador como protagonista da nova fase da seleção.

Além dele, a Suécia aposta em uma geração renovada, que inclui nomes como o do atacante Alexander Isak, para tentar retomar o protagonismo internacional após anos de irregularidade.

A classificação também marca um momento de reconstrução para a equipe, que passou a ser comandada por Graham Potter em outubro de 2025. O treinador assumiu após resultados ruins e conseguiu reorganizar o time a tempo de aproveitar a chance na repescagem. Sem a presença de Zlatan Ibrahimovic, maior artilheiro da história da seleção, já aposentado, a Suécia adotou um estilo mais coletivo e dinâmico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar do caminho turbulento, com a classificação ao Mundial, a Suécia mantém sua tradição em Copas do Mundo. A seleção disputará sua 13ª edição do torneio, com campanhas mais relevantes tendo acontecido em 1958, quando foi vice-campeã, e em 1950 e 1994, quando ficou na terceira colocação.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Esportes

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV