Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Esportes

publicidade
ESPORTES

COB lança curso para alertar sobre manipulação de resultados: 'Proteger os valores do esporte'

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Cada vez mais em evidência e manchando a reputação do esporte de alto rendimento, a manipulação de resultados virou alvo do Comitê Olímpico do Brasil (COB). A entidade que rege as modalidades olímpicas lançou nesta quarta-feira o curso "Combate à Manipulação de Resultados, Juntos em Defesa do Jogo Responsável", reforçando a importância do jogo limpo e da integridade esportiva.

Em parceria com o Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), o COB lançou o curso que apresentará boas práticas de prevenção e combate à manipulação para atletas, treinadores, árbitros e pessoas ligadas aos esporte. Segunda a entidade, a iniciativa vai "abordar a manipulação de resultados, seus riscos e consequências, e como se proteger de abordagens indevidas."

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

"O Fórum Esporte Seguro de 2025 é um marco importante para proteger a integridade e os valores do esporte contra a manipulação de resultados. A principal estratégia para combater essa ameaça global é a informação e conscientização e, nesse sentido, estamos lançando o novo curso de combate à manipulação de resultados", afirmou Sebastian Pereira, gerente-executivo de Educação e Fomento do COB ao frisar a importância do evento onde ocorreu o lançamento do curso.

O Fórum reuniu um grupo seleto de autoridades, dirigentes, atletas e especialistas visando justamente o debate de como prevenir e combater a manipulação de resultados no esporte brasileiro.

"A manipulação de resultados é uma realidade, acontece. Os agentes do esporte sejam atletas, árbitros, treinadores, integrantes de comissões técnicas, entre outros, podem ser abordados a qualquer momento. Então, termos iniciativas para ajudar a prevenir esse tipo de ação é fundamental. Tanto o Fórum Esporte Seguro para debater esse tema, quanto o curso são ótimas iniciativas para a conscientização. O aprendizado, o acesso à informação e a consciência das consequências é o primeiro passo para evitar qualquer desvio", frisou Sebastian Pereira.

publicidade

O curso ficará disponível de maneira online na plataforma do IOB e tem duração de uma hora. Atletas, treinadores, árbitros, gestores e demais envolvidos nos esportes poderão acessá-lo de forma gratuita no https://www.cob.org.br/cultura-educacao/cursos-do-iob.

"Ao capacitar atletas, treinadores, árbitros e todos os outros profissionais do esporte com conhecimento, transformamos estes profissionais na primeira linha de defesa para garantir um esporte justo e inspirador para as próximas gerações, em alinhamento com os valores olímpicos", concluiu Sebastian.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Esportes

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline