Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Esportes

publicidade
ESPORTES

Brasil se vinga do Japão e decide Liga das Nações feminina de vôlei contra a favorita Itália

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O Brasil conseguiu se vingar do Japão e venceu a semifinal da Liga das Nações feminina de vôlei por 3 a 2 (23/25, 25/21, 25/18, 19/25 e 15/8), neste sábado, em Lodz, na Polônia. As japonesas foram as responsáveis pela eliminação das brasileiras em 2024, também na semifinal. O time do técnico José Roberto Guimarães busca o título neste domingo, às 15h (de Brasília), contra a favorita Itália, atual campeã olímpica e da Liga das Nações.

Em sete edições da competição, os melhores resultados da seleção brasileiras foram os vices em 2019, 2021 e 2022. Para chegar ao título inédito, terá que superar o melhor time do mundo na atualidade. Liderada por Paola Egonu, a Itália é a única invicta na Liga das Nações e acumula 28 triunfos seguidos, série iniciada na edição passada.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Na semifinal, as italianas arrasaram as donas da casa por 3 sets a 0 (25/18, 25/16 e 25/15), mesmo com mais de 10 mil torcedores na Atlas Arena tentando empurrar a Polônia. Egonu foi a maior pontuadora da primeira semifinal, com 17 pontos.

Contra a estrela italiana, o Brasil conta com a capitã Gabi, que neste sábado foi responsável por 25 pontos contra as japonesas, que apostaram no eficiência no saque e no ritmo acelerado de jogo, proposto por seu novo técnico, o turco Ferhat Akbas.

As brasileiras demoraram para ajustar o passe no início do jogo neste sábado e permitiram que as rivais abrissem 17 a 11 no primeiro set. Zé Roberto mexeu na equipe, trocando as levantadoras, com Macris no lugar de Roberta. A seleção reagiu e chegou a virar o placar na parte final da parcial, mas alguns erros permitiram que o Japão fizesse 1 set a 0, com 25 a 23.

publicidade

O segundo set começou equilibrado, mas o Brasil, mais equilibrado, logo assumiu o controle do jogo e só precisou administrar o placar para fechar em 25 a 21 e empatar o duelo em 1 set a 1. Após ser seguida de perto por Ishikawa na primeira parcial (8 a 6), Gabi se consolidou e abriu vantagem como a maior pontuadora da semifinal, com 15.

Com a confiança em alta, o Brasil passou a depender menos da produção no ataque de sua capitã no terceiro set, que foi tranquilo. Julia Bergmann cresceu na partida e marcou seis pontos na parcial, vencida pelo Brasil por 25 a 18.

Pressionado com a obrigação de vencer o set para permanecer na partida, o Japão começou melhor a quarta parcial. As japonesas passaram a marcar Julia Bergmann de maneira mais eficiente e, na frente do placar, aproveitaram os erros das rivais, principalmente no final do set, fecharam em 25/19 e empataram em 2 sets a 2.

publicidade

No tie break, o Brasil errou seu primeiro ataque, mas depois teve tranquilidade para marcar cinco pontos na sequência. As brasileiras só precisaram administrar a vantagem para fazer 15 a 8, com o último ponto de Julia Bergmann, o 24º dela no jogo, e garantir vaga na final. Desde o confronto na semifinal de 2024, as duas equipes se enfrentaram três vezes, com três vitórias brasileiras.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Esportes

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline