Alcaraz deslancha no segundo set e abre o ATP Finals com vitória sobre De Minaur
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Em busca do seu primeiro título do ATP Finals, torneio que reúne os oito melhores tenistas da temporada, e do posto de número 1 do mundo, o espanhol Carlos Alcaraz estreou com vitória por 2 sets a 0 sobre o australiano Alex de Minaur, com parciais de 7/6 (7/5) e 6/2, em 1h40, neste domingo, em Turim, na Itália.
Com o triunfo sobre o sétimo do ranking da ATP, o número 2 do mundo lidera o Grupo Jimmy Connors, que conta ainda com o americano Taylor Fritz (4º) e com o italiano Lorenzo Musetti (9º), que herdou a vaga do lesionado Novak Djokovic - eles se enfrentam nesta segunda-feira. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para as semifinais.
O primeiro set foi extremamente equilibrado. Alcaraz se mostrou mais agressivo para conseguir passar pela atuação sólida do australiano. O espanhol conseguiu quebrar o serviço do adversário no quarto game e abriu 3/1, mas levou o troco no sétimo e De Minaur igualou em quatro games para cada lado.
A parcial permaneceu equilibrada, com bons golpes dos dois lados, e só foi decidida no tie-break. Prevaleceu a agressividade de Alcaraz, que saiu atrás em 3/1, mas tomou a iniciativa para se recuperar e fechar em 7/5.
O segundo set começou recheado de quebras. A derrota na primeira parcial pareceu ter afetado a concentração de Alex de Minaur, que teve seu serviço quebrado logo no primeiro game. Na sequência, porém, Alcaraz sacou mal e o australiano aproveitou seus três break points para igualar o placar. No terceiro game, o espanhol se recuperou e quebrou novamente o serviço de De Minaur.
Melhor na partida, Alcaraz deslanchou a partir daí. Ele voltou a quebrar o serviço do australiano no quinto game e abriu 4/1 de vantagem. Mais solto, De Minaur teve a chance de nova quebra no game seguinte, mas desperdiçou o break point e deixou o caminho tranquilo para o espanhol sacar para fechar em 6/2 o segundo set, alcançando sua quinta vitória nos cinco confrontos diretos.
Além da conquista inédita, Carlos Alcaraz tenta recuperar a liderança do ranking da ATP, perdida para Jannik Sinner nesta semana, para encerrar o ano no topo. Na lista atual, o italiano contabiliza 11.500 pontos contra 11.250 do rival espanhol.
Atual campeão do Finals, Sinner estreia nesta segunda-feira contra o canadense Felix Auger-Aliassime, oitavo do ranking, pelo Grupo Bjorn Borg. Ainda neste domingo, o bicampeão Alexander Zverev, número 3 do mundo, enfrenta o americano Ben Shelton, sexto colocado no ranking, pela mesma chave.
Últimas em Esportes
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline