Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Entretenimento

publicidade
ENTRETENIMENTO

Bélgica apresenta seu novo filhote de panda, que pesa apenas 171 gramas

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Bélgica apresenta seu novo filhote de panda, que pesa apenas 171 gramas
AutorFoto: Benoit Bouchez/Associated Press - Foto: Reprodução

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um filhote de panda gigante nasceu em um zoológico da Bélgica nesta quinta-feira (2), um acontecimento raro para uma espécie ameaçada de extinção que tem menos de 2 mil exemplares no mundo.

O filhote macho e saudável da panda Hao Hao, de 6 anos, e de seu parceiro, Xing Hui, nasceu nas primeiras horas do dia no parque Paira Daiza e causou comoção entre os funcionários.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Dada a raridade do nascimento de pandas (na natureza ou em cativeiro), os tratadores do casal de pandas se emocionaram e até choraram após verem o filhote.

O pequeno panda, rosado e quase sem pelos, pesa apenas 171 gramas e deu um grito alto antes de Hao Hao pegá-lo com a boca, contou o diretor do zoológico, Tim Bouts.

A gravidez "provável" de Hao Hao foi anunciada há duas semanas e causou certo alvoroço. Mãe e filhote passam bem, disse Bouts, mas ainda é "um período arriscado", dada a alta mortalidade dos pandas em seus primeiros três meses de vida.

publicidade

O zoológico, onde o casal panda vive desde 2014 mediante um acordo com as autoridades chinesas, cooperou com especialistas da China, país de origem dos animais, para fazer a inseminação artificial da panda.

A entidade ambientalista WWF disse que um levantamento de 2014 só encontrou 1.864 pandas gigantes vivendo em seus habitats naturais, quase o dobro do total no final dos anos 1970 e 17% a mais do que na última década.

O "empréstimo" dos pandas pela China envolve, de forma geral, o pagamento de um "aluguel" pelos animais e costuma ser negociado apenas com países com os quais os chineses têm boa relação -isso é conhecido como a "diplomacia do panda".

publicidade

Os filhotes nascidos fora da China também são propriedade dos chineses e, em algum momento, precisam ser devolvidos ao país de origem dos animais.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Entretenimento

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline