Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Entretenimento

publicidade
ENTRETENIMENTO

Prêmio Camões elege Raduan Nassar como vencedor deste ano

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Prêmio Camões elege Raduan Nassar como vencedor deste ano
AutorEscritor é o 12º brasileiro a receber um dos mais importantes prêmios de reconhecimento da literatura da língua portuguesa (Foto: Moacyr Lopes Jr/Folhapress) - Foto: Reprodução

MAURÍCIO MEIRELES - SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O escritor Raduan Nassar foi eleito, na tarde desta segunda-feira (30), como o novo ganhador do Prêmio Camões, principal troféu literário da língua portuguesa. A votação aconteceu nesta segunda em Lisboa.

Com a escolha de seu nome, o autor de "Lavoura Arcaica" (Companhia das Letras) torna-se o 12º brasileiro a vencer o prêmio, que todo ano escolhe um escritor lusófono pelo conjunto de sua obra. O último brasileiro a levar o troféu havia sido o historiador Alberto da Costa e Silva, em 2014.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Além dele, já haviam sido contemplados Ferreira Gullar, João Ubaldo Ribeiro e Rubem Fonseca, entre outros autores nacionais.

Até hoje, brasileiros e portugueses estavam empatados em número de escritores premiados pelo Camões, com 11 nomes cada. Com Raduan, o Brasil passa à frente.

O júri do prêmio este ano era formado pela ensaísta Paula Mourão e pelo poeta Pedro Mexia, de Portugal; pelos críticos literários Flora Süssekind e Sérgio Alcides do Amaral, do Brasil; pelo escritor Lourenço do Rosário, de Moçambique; e pela ensaísta Inocência Mata, de São Tomé.

publicidade

Este tem sido um ano de grande projeção para a obra de Raduan Nassar. O escritor paulista estava na lista de semifinalistas do Man Booker International Prize, com "Um Copo de Cólera" (Companhia das Letras), um dos principais troféus literários do mundo -mas não chegou à final.

"Lavoura..." e "Um Copo..." foram traduzidos pela primeira vez para o inglês este ano. Nos Estados Unidos, os dois livros serão publicados pela editora New Directions. No Reino Unido, eles saíram pela Penguin.

Além da língua inglesa, seus livros voltaram a ser algo de uma série de traduções. As últimas edições internacionais eram dos anos 1980, quando Raduan foi publicado na Franca, na Alemanha e na Espanha.

publicidade

INÉDITOS NO BRASIL

Raduan Nassar abandonou a literatura nos anos 1980 e, desde então, quase não faz aparições públicas ou dá entrevistas. Porém, mesmo que ele não tenha continuado a escrever desde então, há pelo menos dois textos inéditos do escritor no Brasil. Um deles é o ensaio "A Corrente do Esforço Humano", publicado em 1987 na Alemanha. Outro é o conto "O Velho", que saiu em uma antologia francesa.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Entretenimento

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline