Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Entretenimento

publicidade
ENTRETENIMENTO

Orquestra de Bamberg apresenta versões de Beethoven e Mozart

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

GISLAINE GUTIERRE
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Sob o comando do maestro inglês Jonathan Nott, a Orquestra Sinfônica de Bamberg volta a fazer concertos gratuitos no Ibirapuera. Sábado (21), às 16h, haverá uma apresentação didática, para crianças, no auditório. Domingo (22), às 11h, a récita ocorrerá na área externa do prédio. Na segunda (23) e na terça (24), às 21h, os 115 músicos tocarão na Sala São Paulo.
Esta é quinta vez que a orquestra toca em São Paulo, sempre com concertos gratuitos no parque -as anteriores foram em 2003, 2005, 2008 e 2011. Só que agora Nott quer celebrar os 16 anos de "música muito maravilhosa" feita pela orquestra durante esse período, em que foi o maestro titular.
Será a sua última turnê internacional, já que irá assumir a Orchestre de La Suisse Romande, em Genebra, além de continuar como diretor musical da Orquestra Sinfônica de Tóquio e consultor artístico da Filarmônica Jovem Alemã.
"São Paulo é a cidade mais frequente nas turnês internacionais da Sinfônica de Bamberg. Nós passamos bastante tempo indo à Europa e ao redor do mundo, mas São Paulo é um dos meus lugares favoritos, então a ideia é simplesmente levar uma música fantástica, emocionante e feliz", diz Nott.
Nesta passagem por São Paulo, a orquestra apresentará duas sinfonias de Beethoven: a nº 5 e a número 6, "Pastoral". "Ambas são bem conhecidas, mas vamos tocá-las de um jeito que soarão surpreendentes, novas e frescas", afirma Nott.
Será a chance de conhecer de perto a identidade sonora que deu fama à Sinfônica de Bamberg. É um som mais denso, profundo. "Acho que a música romântica alemã soa mais forte com esse tipo de som", diz o maestro. Beethoven (1770-1827), vale lembrar, atuou na transição do classicismo para o romantismo.
Já com o "Concerto para Clarinete em Fá Maior K 622", de Mozart (1756-1791), Nott quer destacar o trabalho do clarinetista Günther Forstmaier. "Desde que entrei na orquestra ele é um dos nossos solistas. Então escolhi essa música não só por ela ser maravilhosa, mas por ele ser também um músico fantástico", argumenta o maestro.
Nesse espírito festivo, entra também o "Concerto para Piano em Fá", que Gershwin (1898-1937) compôs logo depois de um de seus maiores sucessos, "Rhapsody in Blue". O polonês Maciej Pikulski, solista que acabou substituindo o austríaco Rudolf Buchbinder, inicialmente anunciado, diz que vê um tanto de "nostalgia" nessa música.
"É uma nostalgia típica dos imigrantes, com muitos sonhos, muito da Rússia", diz Pikulski. A despeito da ideia de que o autor faria mais jazz que clássico, o pianista pondera: "Pra mim, Gershwin compôs esse concerto conhecendo as composições de Debussy, Ravel, Rachmaninoff e Prokofiev, e acredito que sua origem judaica o inspirou como um tipo humanista e de música internacional".
PROGRAMAS
No concerto didático do sábado, em que a Sinfônica dará explicações sobre os instrumentos e o funcionamento da orquestra, o programa terá apenas a "Sinfonia nº 6, Pastoral", de Beethoven.
No domingo, serão executadas duas obras de Mozart: a abertura de "As Bodas de Fígaro" e o "Concerto para Clarinete em Lá Maior K 622", com Günther Forstmaier, além da abertura "Egmont", de Beethoven.
O "Concerto para Clarinete" e "As Bodas de Fígaro" voltam a ser executados na segunda (23), mas na companhia da famosa "Sinfonia nº 5", de Beethoven.
A última récita, na terça (24), terá "Egmont" e a "Pastoral", e o "Concerto para Piano em Fá", de Gershwin, (1898-1937), com Maciej Pikulski.

ORQUESTRA SINFÔNICA DE BAMBERG
QUANDO sáb. (21), às 16h; dom., às 11h; seg. (23) e ter. (24), às 21h
ONDE sáb. e dom.: Parque Ibirapuera, av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, portão 2; seg. e ter.: Sala São Paulo, Praça Júlio Prestes, 16, tel. (11) 3367-9500
QUANTO grátis (sáb. e dom.) - no sábado, cada adulto deve estar acompanhado de pelo menos três crianças e retirar ingressos uma hora antes; de R$ 160 a R$ 500 (seg. e ter.)
CLASSIFICAÇÃO livre (no Ibirapuera) e 7 anos (na Sala São Paulo)

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Entretenimento

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline