Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Entretenimento

publicidade
ENTRETENIMENTO

Manifestantes seguem ocupando sede do MinC em Salvador nesta quarta

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

JOÃO PEDRO PITOMBO
SALVADOR, BA (FOLHAPRESS) - Em Salvador, um grupo de artistas, estudantes e membros de coletivos culturais ocupa desde às 11h a sede da Fundação Palmares, no Pelourinho, onde funciona a representação regional do Ministério da Cultura.
Em carta aberta à sociedade, os manifestantes dizem que a ocupação visa demonstrar uma "insatisfação generalizada" com o governo do presidente interino e afirmam que não veem legitimidade na posse de Temer, nem na extinção e fusão de ministérios.
"As primeiras falas, as primeiras ações, a estética e as primeiras posturas deste governo apontam na direção do retrocesso, do autoritarismo, da austeridade, da violência institucional e desrespeito às conquistas históricas de espaços de diálogo com a sociedade", dizem os militantes.
Entre artistas que participam da ocupação está o músico Letieres Leite, fundador e integrante da Orkestra Rumpilezz. Em vídeo divulgado nas redes sociais, Leite diz considerar o fim do ministério da Cultura um "retrocesso grotesco".
A ocupação é por tempo indeterminado e os manifestantes mobilizam-se por doações de alimentos, água e colchonetes.
DEZ CAPITAIS
Nesta terça (17), prédios públicos de ao menos dez capitais estavam ocupados ou foram alvos de protesto de manifestantes contrários à extinção do Ministério da Cultura, incorporado à pasta de Educação pelo governo interino de Michel Temer.
Manifestações foram registradas ainda em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Aracaju, Natal, Recife e João Pessoa.
Na capital paulista, o ato começou na terça (17) e foi organizado por membros de movimentos culturais e militantes ligados ao PT. No Rio, há cerca de 50 pessoas acampadas desde segunda (16) no Palácio Gustavo Capanema. Em Belo Horizonte, o acampamento na sede da Funarte começou no domingo (15).

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Entretenimento

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline