Fernando del Paso critica a polícia do México ao receber Prêmio Cervantes
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O escritor mexicano Fernando del Paso, 81, recebeu neste sábado (23) o Prêmio Miguel de Cervantes 2015 -maior reconhecimento da literatura espanhola e latino-americana. A cerimônia foi realizada na Universidade de Alcalá de Henares, em Madri, e presidida pelo rei da Espanha, Felipe VI.
Em seu discurso, após receber o prêmio das mãos do rei, o autor de "Notícias de Um Império" falou sobre o poder da polícia mexicana de atirar em manifestantes. "Criticar meu país em um país estrangeiro me envergonha. Mas aproveito este foro internacional para denunciar a aprovação da lei Atenco", disse o escritor.
Em suas palavras, a lei "habilita a polícia a apreender e disparar em manifestações e reuniões públicas que atentem, segundo seu critério, contra a segurança e a ordem pública. E isto parece o começo de um Estado totalitário que não podemos permitir".
A lei Atenco entrou em vigor depois que o governo do Estado do México impediu que um grupo de vendedores de flores se instalasse em uma das ruas de San Salvador Atenco, em maio de 2006. O confronto entre polícia e manifestantes deixou feridos e mortos.
Fernando del Paso já ganhou outras condecorações em seu país, como o Prêmio Alfonso Reyes, em 2014, e o Prêmio FIL de Literatura, em 2007.
