Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Entretenimento

publicidade
ENTRETENIMENTO

Fernando del Paso critica a polícia do México ao receber Prêmio Cervantes

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O escritor mexicano Fernando del Paso, 81, recebeu neste sábado (23) o Prêmio Miguel de Cervantes 2015 -maior reconhecimento da literatura espanhola e latino-americana. A cerimônia foi realizada na Universidade de Alcalá de Henares, em Madri, e presidida pelo rei da Espanha, Felipe VI.
Em seu discurso, após receber o prêmio das mãos do rei, o autor de "Notícias de Um Império" falou sobre o poder da polícia mexicana de atirar em manifestantes. "Criticar meu país em um país estrangeiro me envergonha. Mas aproveito este foro internacional para denunciar a aprovação da lei Atenco", disse o escritor.
Em suas palavras, a lei "habilita a polícia a apreender e disparar em manifestações e reuniões públicas que atentem, segundo seu critério, contra a segurança e a ordem pública. E isto parece o começo de um Estado totalitário que não podemos permitir".
A lei Atenco entrou em vigor depois que o governo do Estado do México impediu que um grupo de vendedores de flores se instalasse em uma das ruas de San Salvador Atenco, em maio de 2006. O confronto entre polícia e manifestantes deixou feridos e mortos.
Fernando del Paso já ganhou outras condecorações em seu país, como o Prêmio Alfonso Reyes, em 2014, e o Prêmio FIL de Literatura, em 2007.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Entretenimento

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline