Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Entretenimento

publicidade
ENTRETENIMENTO

Escritor chinês e ilustradora alemã vencem o "Nobel" da literatura infantil

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O escritor chinês Cao Wenxuan foi escolhido por unanimidade nesta segunda-feira (4) como vencedor do prêmio Hans Christian Andersen, considerado o 'Nobel' da literatura infantojuvenil. Na categoria ilustração, a vencedora foi a alemã Rotraut Susanne Berner.
O anúncio foi feito na Feira de Bolonha, na Itália, que começou nesta segunda-feira (4) e conta com a presença de 1.200 editoras de 70 países diferentes.
Wenxuan, 62, é professor de literatura chinesa e infantil na Universidade de Pequim. Nascido na zona rural da China, seus trabalhos refletem lembranças de sua própria infância.
Uma de suas obras, "Bronze and Sunflower" (Bronze e Girassol, em português; sem edição publicada no Brasil), fala sobre a amizade entre uma menina e um garoto mudo. O enredo é Revolução Cultural Chinesa, um período de transformações e, muitas vezes, perseguições a artistas, intelectuais e pessoas que discordavam do governo da época.
Na série Dingding Dangdang (2012), os livros trazem dois irmãos com síndrome de Down separados e que passam a procurar um ao outro.
Já a ilustradora Rotraut Susanne Berner, 67, havia sido nomeada quatro vezes ao Hans Christian Andersen (a última vez foi em 2014, ano em que o prêmio ficou com o brasileiro Roger Mello).
Com mais de 80 livros publicados, ela também concorre ao Astrid Lindgren Memorial Award (conhecido como prêmio Alma), premiação sueca para aqueles que promovem a leitura entre os jovens.
Neste ano, o Brasil não teve nomes entre os finalistas. Além de Roger Mello na categoria ilustração, já venceram o prêmio as brasileiras Ana Maria Machado (2000) e Lygia Bojunga (1982).

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Entretenimento

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline