Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Entretenimento

publicidade
ENTRETENIMENTO

Escritor perseguido no Azerbaijão é barrado em ida a festival literário

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

NATÁLIA PORTINARI
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O escritor Akram Aylisli, 78, foi barrado no aeroporto de Baku, capital do Azerbaijão, nesta quarta (30). Ele estava a caminho do festival literário Incroci di Civilità, em Veneza (Itália).
Aylisli sofre ameaças desde 2012, quando escreveu "Das yuxular" ("Sonhos de Pedra"), abordando o conflito entre a Armênia e o Azerbaijão nas décadas de 1980 e 1990. O escritor, que é azeri, criticou os massacres cometidos pelo Azerbaijão contra o povo armênio e propôs relações de paz entre as duas nações vizinhas.
Assim que o livro foi lançado, uma multidão furiosa se reuniu em frente à casa de Aylisli, queimando fotos do escritor. Seus livros foram incinerados e sua mulher e seu filho perderam seus empregos, relatou o escritor ao site "Index". Premiado e cultuado pelo público até então, ele perdeu o título de Escritor do Povo e chegou a sofrer ameaças de que sua orelha seria cortada fora. Desde então, ele diz ser "banido automaticamente de tudo sob o controle do Estado".
O festival Incroci di Civilità acontece desta quarta (30) à sexta (1º). Na quinta (31), haveria uma palestra com o escritor. Procurada pela reportagem, a organização do evento diz que, por enquanto, mantém a programação.
"Esperamos que a situação possa se resolver de maneira positiva e que o autor possa comparecer ao nosso Festival Internacional, que sempre promoveu a liberdade de expressão e o diálogo entre culturas", afirma o Incroci di Civilità.
Aylisli se comunicou através de sua mulher, Galina Aylisli, e de seu filho, Nacaf Naibov. Os dois relataram à imprensa local que o escritor estava detido no aeroporto. Não há ainda previsão de quando Aylisli será liberado.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Entretenimento

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline