Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Entretenimento

publicidade
ENTRETENIMENTO

Streaming bate modelos tradicionais e lidera mercado americano pela 1ª vez

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Os serviços de streaming desbancaram todos os demais modelos de consumo de música e tomaram a dianteira do mercado musical americano pela primeira vez em 2015.
Segundo o relatório da Associação da Indústria Fonográfica dos EUA (RIAA) divulgado nesta quarta-feira (23), o percentual de mercado representado por serviços como Spotify, Apple Music e Tidal saltou de 27% em 2014 para 34,3% no ano passado, batendo os downloads pagos (34%) e as vendas de discos físicos (28,8%), entre outros.
Ao todo, a categoria gerou lucro de US$ 2,4 bilhões ao mercado fonográfico, um crescimento na ordem de 29% em relação a 2014. Na conta do sucesso entram as receitas tanto das assinaturas pagas das plataformas de reprodução (sozinhas, equivalem a US$ 1,2 bilhão), serviços digitais de rádio como Pandora e SiriusXM (US$ 803 milhões) e serviços gratuitos como YouTube e Vevo (US$ 385 milhões).
O relatório da Associação também identificou um crescimento de 40% no número de pessoas que assinam serviços pagos de streaming musical, agora na casa de 10,8 milhões.
A predominância do mercado digital sobre as vendas físicas também foi ressaltada: passou de 67% em 2014 para 70% em 2015, com US$ 4,8 bilhões. Já as vendas de CDs caíram 10%, para US$ 2 bilhões. Em contrapartida, o mercado de discos de vinil disparou 32% -com US$ 416 milhões, teve seu melhor ano desde 1988.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Entretenimento

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline