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Diretor J.J. Abrams pede que seus filmes não sejam vistos no celular

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ADRIANA KÜCHLER
AUSTIN, EUA (FOLHAPRESS) - J.J. Abrams quer que a força esteja com você. Mas nem tanto. O diretor de "Star Wars: O Despertar da Força" diz que hoje, quando todo mundo tem "um estúdio de cinema e uma distribuidora de filmes no bolso", ninguém mais tem desculpa para não contar suas próprias histórias. Mas pede que essa mesma tecnologia não seja usada para o mal: "Por favor, não assistam aos meus filmes no celular," disse, mesmo dando a batalha como perdida. "Star Wars" começa em breve a ser vendido pelo iTunes.
Era tanta gente pra ver a palestra do diretor no evento de tecnologia, música e cinema South By Southwest (SXSW), em Austin, Texas, que muitos ficaram de fora da sala com capacidade para 2.000 pessoas.
No evento, quanto mais estranho o nome da palestra, mais atrativa ela se torna. A que reunia J.J. Abrams e seu amigo Andrew Jarecki, diretor da aclamada série "The Jinx", se chamava "Os Olhos de Robôs e Assassinos" e devia tratar sobre como não perder o elemento humano com tanta tecnologia disponível no cinema.
Abrams até tocou no assunto. Contou sobre um diretor (disse que não revelaria o nome) que lhe mostrou uma filmagem com belas imagens e apurado uso de tecnologia que o incomodaram. Mais tarde, foi perceber que a razão do incômodo era a presença de muita tecnologia, e nenhuma emoção nos olhos dos personagens. "Com qualquer tipo de tecnologia, você tenta fazê-la invisível para que o público fique o mais engajado possível", disse. "Com a tecnologia, tenho que me perguntar do que eu realmente preciso, em vez de o que eu posso fazer."
Mas o foco da palestra foi mesmo a promoção de novos produtos dos dois diretores. O público do SXSW, doido por qualquer novidade, não parece se importar. Abrams divulgou imagens exclusivas (recebidas com histeria) de sua nova série "Westworld", um remake do filme "Westworld - Onde Ninguém tem Alma" (1973), sobre um parque de diversões habitado por robôs cowboys. A nova versão, com Anthony Hopkins e Rodrigo Santoro, não tem data de estreia. No festival, Abrams também lançou um documentário sobre os bastidores das filmagens do novo "Star Wars".
Jarecki não ficou atrás e divulgou seu novo aplicativo para celular, Know Me, uma plataforma para "autoexpressão autêntica", em que os usuários podem criar e editar seus próprios videos combinando imagens e música armazenados no celular. O diretor fez um vídeo na hora usando a animada plateia como coadjuvante. E prometeu um boneco da Bad Robot, produtora de Abrams, para o melhor vídeo produzido com o app no festival.
J.J. Abrams aproveitou também pra anunciar que está por dentro da última grande polêmica hollywoodiana. Diante da controvérsia sobre a ausência de negros entre os indicados ao Oscar desse ano, ele determinou que, sempre que abrirem uma vaga em sua produtora, a lista de possíveis candidatos deve ser representativa da população dos Estados Unidos. "Ser inclusivo é bom para os negócios. Ajuda a termos histórias únicas, com pontos de vista inesperados."

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