Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Entretenimento

publicidade
ENTRETENIMENTO

Lygia Fagundes Telles é indicada ao Nobel de Literatura deste ano

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Ube (União Brasileira de Escritores) indicou à Academia Sueca o nome de Lygia Fagundes Telles para concorrer ao Prêmio Nobel de Literatura deste ano. De acordo com comunicado da entidade, a escolha da autora foi tomada de forma unânime.
"Lygia é a maior escritora brasileira viva e a qualidade de sua produção literária é inquestionável", afirmou em nota Durval de Noronha Goyos, presidente da organização.
Uma das principais escritoras brasileiras, Lygia Fagundes Telles é autora de livros como "Ciranda de Pedra" e "As Meninas", ganhadora do Prêmio Jabuti de 1973. Ela é imortal da Academia Brasileira de Letras.
Todo ano, o Nobel a envia até 3 mil cartas convidando academias, universidades e premiados em outros anos a indicar autores do mundo inteiro. Ter recebido uma carta, porém, não é o único jeito de indicar alguém ao maior troféu literário do mundo - há indicações espontâneas, feitas por pessoas renomadas na área.
O processo corre em sigilo. Passados 50 anos de cada edição do prêmio, a Academia Sueca costuma divulgar os indicados na ocasião.
No começo de janeiro, por exemplo, foi divulgado que o brasileiro Alceu Amoroso Lima havia sido indicado em 1965. Entre os indicados naquele ano, estavam ainda o chileno Pablo Neruda, o russo Vladimir Nabokov, o irlandês Samuel Beckett e o argentino Jorge Luís Borges. O vencedor daquele ano, porém, foi o russo Mikhail Sholokhov.
Outros brasileiros indicados foram Coelho Neto (1933), Flávio de Carvalho (1939) e Manoel Wanderley (1941).

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Entretenimento

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline