Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Entretenimento

publicidade
ENTRETENIMENTO

Companhia interpreta universo de Murakami em passos de dança no Rio

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Companhia interpreta universo de Murakami em passos de dança no Rio
Autor Cena de Murakami - O Leitor dos Sonhos , em cartaz no Rio - Foto: Reprodução

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - Recriar em palavras e movimentos do corpo todo o universo do escritor japonês Haruki Murakami, 67, sem nunca citar citar sua obra: é esse o desafio a que se propõe "Murakami: O Leitor de Sonhos", em cartaz no Sesc Ginástico, no Rio, até o próximo domingo (31).
A peça narra em dança e diálogos o processo de reflexão de um homem que acredita ter a vida sob controle, mas percebe que é sempre abandonado pelas mulheres que ama.
"Murakami" não faz referências diretas a livros do autor japonês, mas quer retratar temas e tipos recorrentes na literatura dele, que é o eterno vice do Prêmio Nobel -todo ano aparece como um dos favoritos, mas nunca levou o título.
"O que me interessava era a proximidade entre o fantástico e a realidade, uma constante nos livros dele -esse lugar de incertezas e buscas onde as respostas não são claras. São rasgos dentro da obra, sem ser literal, mas fiel ao espírito", diz Regina Miranda, que assina texto, coreografia e direção.
Em "Murakami: O Leitor de Sonhos", o homem perplexo é vivido por Fabiano Nunes. Marina Salomon, Marina Magalhaes, Adriana Bonfatti, Ana Bevilaqua e Julia Gil fazem o papel das mulheres.
"A função delas é aguçar nele diferentes visões sobre si mesmo. O próprio Murakami diz ter muito isso de viver numa constante tentativa de autocompreensão", diz Miranda.
Misturando coreografia e diálogo, o espetáculo é um híbrido de teatro e dança.
Não por acaso a companhia que o montou se chama Regina Miranda & AtoresBailarinos. Miranda chama o gênero de teatro coreográfico: "O texto é o ponto de partida da ação. Há um encadeamento dramatúrgico do qual a dança faz parte".
Outra peça-espetáculo, mais poética e sem um enredo claro, abre para "Murakami": "Medo e Prazer em Sintonia". Essa Miranda descreve como teatro-dança.
"A dança conduz o espetáculo. A palavra está junto, mas o encadeamento é dado pelo movimento", diz ela, que também assina texto, direção e coreografia.
A coreógrafa, que há 15 anos atua entre o Rio de Janeiro e Nova York, pretende levar a dobradinha para os EUA. Ainda não sabe se será encenada em São Paulo.

MURAKAMI: O LEITOR DE SONHOS
QUANDO: 27 a 31 de janeiro, 19h
ONDE: Sesc Ginástico (Av. Graça Aranha, 187, tel. 21 2279-4027)
QUANTO: R$ 5 a R$ 20
CLASSIFICAÇÃO: 16 anos

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Entretenimento

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline