Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Entretenimento

publicidade
ENTRETENIMENTO

Tradicional concurso de marchinhas carnavalescas abre inscrições

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Fundição Progresso abriu as inscrições para a 11ª edição do tradicional Concurso de Marchinhas Carnavalescas, que elegerá a melhor canção para o Carnaval 2016 e homenageará Noel Rosa, autor de clássicos como "Pierrô Apaixonado" e "As Pastorinhas".
O prazo de submissão acaba em 5 de janeiro, dando início à fase classificatória, quando o júri especializado escolherá as cinco finalistas. A lista será anunciada em 15 de janeiro, e as escolhidas seguem para uma votação on-line -a primeira em mais de uma década de competição- entre 23 de janeiro e 6 de fevereiro.
Para se inscrever no concurso, os interessados devem cadastrar suas marchinhas e submetê-las em formato MP3 no formulário oficial (http://www.concursodemarchinhas.com.br/). A gravação da canção não precisa ter acompanhamento instrumental, basta incluir letra e melodia entoada.
"Se a música for boa, as chances são as mesmas. Uma das três vencedoras de 2012, 'Batata no palito', de Jorge Luiz Manga, foi gravada pelo autor no gogó e com acompanhamento de uma caixinha de fósforo. E ele não era músico", conta Vanessa Damasco, diretora do concurso e presidente do júri.
Para concorrer, o candidato precisa ser maior de 18 anos, mas menores de idade podem assinar como coautores. A temática é livre e cada autor pode inscrever até três músicas.
A marchinha campeã será revelada na abertura do Carnaval da Lapa, em um "baile de salão a céu aberto" com entrada franca. O prêmio é de R$ 10 mil para o autor campeão, e R$ 3.000 para o segundo colocado.
Mais de 9 mil músicas foram inscritas desde 2005, primeiro ano do concurso. Nas últimas edições, as vencedoras foram "Vovô Ampulheteiro", de André Mesquita, Alberto Silva, Bozo e Moreira Junior (2013), "Cadê a Viga", de Rita e Cássio Tucunduva (2014) e a pernambucana "Adoro Celulite", de Jota Michiles e Gustavo Krause (2015).
O histórico e as finalistas dos últimos concursos estão disponíveis no banco de dados virtual do evento.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Entretenimento

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline