Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Entretenimento

publicidade
ENTRETENIMENTO

Novela 'Os Dez Mandamentos' ganha livro

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

MARIA CLARA MOREIRA
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Há quem diga que uma adaptação literária de "Os Dez Mandamentos" seja redundante, dada a existência da Bíblia. A editora Thomas Nelson discorda.
Em dezembro, a trama de amor, intrigas e heroísmo da novela retorna ao papel, com o formato romanceado da história de Vivian de Oliveira em tiragem de 15 mil exemplares.
Em pouco mais de três semanas, a equipe de quatro redatores encabeçada por Marcelo Santos, 37, debruçou-se sobre os roteiros dos 176 capítulos assinados pela autora para adaptá-los de volta ao meio do qual se originaram.
"O texto da Vivian tem uma característica, que é tentar manter sempre o suspense e multiplicar os conflitos", explica Santos. "O livro dispensa essas pequenas tensões. Passamos por cima para não ficar repetitivo."
Para tornar a trama mais enxuta, personagens periféricos e seus conflitos foram eliminados. O resultado é um ritmo corrido, no qual diálogos se amontoam e breves narrações substituem dilemas emocionais.
As diferenças entre livro e folhetim são sentidas logo no primeiro capítulo, em que uma cena de três minutos da novela é resumida a uma passagem curta ("Miriã seguiu caminho para as margens do rio Nilo e presenciou vários soldados lançando os bebês às águas").
O diretor editorial Omar de Souza, 52, defende as mudanças. "Transpôr uma narrativa televisiva para os livros obviamente oferece uma experiência diferente para o leitor. Isso é necessário para dar a fluência exigida por uma obra literária -caso contrário, seria injusto com ele [leitor]", opina.
O leitor não deve esperar pragas ou a abertura do Mar Vermelho. Com 320 páginas, o primeiro volume dá conta de apenas 48 capítulos do folhetim bíblico e acompanha Moisés até a saída para o deserto.
Sem os episódios bíblicos marcantes, sobra triângulo amoroso entre Moisés, Nefertari e Ramsés, enquanto gírias anacrônicas ("mesmo achando que lhe dei um bolo, ele ainda quer me ver", chega a dizer a egípcia) dão ao impasse romântico pinceladas de literatura moderna para adolescentes.
O tom da trama tende a se endireitar no segundo volume, previsto para janeiro, que levará a narrativa ao mesmo ponto em que a novela terminou, com Moisés liderando seu povo e recebendo os mandamentos de Deus.
A Thomas Nelson ainda negocia com a Record os direitos de adaptação da segunda temporada da novela, prevista para março. Também em 2016, a editora retoma a parceria com a emissora de Edir Macedo nos romances "O Rei Davi", "Os Milagres de Jesus", "José do Egito" e "Ester".

OS DEZ MANDAMENTOS - VOLUME 1
AUTOR roteiro de Vivian de Oliveira, adaptado por Marcelo Santos, Danilo Di Giorgi, Cinthia Jardim e Fabrício Cunha
EDITORA Thomas Nelson Brasil
QUANTO R$ 34,90 (320 págs.)

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Entretenimento

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline