Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Entretenimento

publicidade
ENTRETENIMENTO

ABL elege presidente Domício Proença Filho

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - O professor e escritor carioca Domício Proença Filho, 79, foi eleito na tarde desta quinta (3) o novo presidente da Academia Brasileira de Letras, com mandato até o fim de 2016.
Proença é o segundo presidente negro da Academia, mas o primeiro a se identificar como tal. O primeiro foi Machado de Assis, que não falava sobre a questão da raça.
Atual secretário-geral da ABL, Proença sucede o diplomata Geraldo Holanda Cavalcanti, que cumpriu dois mandatos na presidência, a partir de 2013.
Quinto ocupante da cadeira 28, Proença entrou na ABL em 2006, na sucessão de Oscar Dias Corrêa. Professor, publicou 65 livros didáticos, de crítica, ensaios, poesia e romances, além de ter organizado antologias.
O novo presidente encabeça uma diretoria que tem ainda a escritora Nélida Piñon como secretária-geral, a também escritora Ana Maria Machado como primeira-secretária, o jornalista Merval Pereira como o segundo e Marco Lucchesi como tesoureiro.
É a primeira vez que há duas mulheres na equipe. Ambas são ex-presidentes.
A nova diretoria tomará posse no dia 17 de dezembro, às 17h, também no Petit Trianon, sede da ABL, no centro do Rio. O mandato é de um ano e, pela tradição da casa, é renovado por igual período.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Entretenimento

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline