Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Entretenimento

publicidade
ENTRETENIMENTO

Filme afegão perde chance no Oscar por ter 'inglês demais' e gera protestos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O sindicato de cineastas do Afeganistão protestou contra a desqualificação do longa "Utopia" pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, organizadora do Oscar. Indicada pelo país para representá-lo, a obra perdeu a chance de disputar a estatueta de melhor filme em língua estrangeira em 2016 por ter "inglês demais".
Em carta endereçada à Academia, o presidente do sindicato afegão, Jawanshir Haidary, expressou a intenção do país de apelar da desqualificação, informou a revista "The Hollywood Reporter".
"Nós pedimos que vocês considerem nossos pontos e reconsiderem a escolha de vocês. Não possuímos outro filme desta qualidade para representar o Afeganistão no Oscar de 2016."
Os organizadores do Oscar justificaram a decisão atentando para a 13ª regra, sessão A, do regulamento da categoria de filmes estrangeiros, segundo a qual estes "devem ter diálogo predominantemente em outro idioma que não o inglês".
"'Utopia' tem 48 minutos de cenas nos idiomas dari e hindu e 37 minutos de inglês em um filme de 85 minutos, excluindo os créditos. Desta forma, aos nossos olhos, é um longa em língua estrangeira", contra-argumentou Haidary.
O diretor Hassan Nazer fez coro ao protesto na carta do sindicato: "Em 'Utopia', a autenticidade é tão importante que, ao viajar para o Reino Unido, nossa protagonista deve falar inglês. Ao se comunicar na Índia, a língua comum também seria essa.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Entretenimento

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline